Notícias

Carlos Amadeu: carreira

Você sabia que ele foi um dos Campeões Brasileiros de 1988? Conheça a carreira do novo técnico do júnior.

09 dez 2002 | 18H05

Carlos Amadeu nasceu em 06/09/1965, em Salvador, e começou a carreira no futebol em 1983, nas Divisões de Base, como jogador – era lateral-esquerdo. Fez parte do time juvenil até 1985, quando foi promovido a júnior, onde ganhou o Campeonato Estadual e chegou à Seleção Baiana da categoria. Demostrava tanta habilidade que, antes disso, em 1984, o então técnico da equipe profissional, Osni, o tinha chamado para fazer parte do grupo que conquistou o título Estadual daquele ano.

Em 1987, após dois anos como profissional do Tricolor, foi para o Galícia, onde foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Estadual e chegou à Seleção Baiana principal. Depois da boa temporada no Parque Santiago, voltou ao Bahia no início de 1988, a pedido do treinador Evaristo de Macedo. Carlos Amadeu foi Campeão Baiano e chegou a participar do grupo que conquistou o Brasileirão. Estava no auge da carreira quando sofreu uma fratura exposta no braço, em outubro de 1988. Após uma ano sem jogar e três cirurgias, decidiu abandonar os gramados.

Amante do esporte, Amadeu não conseguiu ficar muito tempo longe do futebol. Em 1991, após concluir o curso de Educação Física na Universidade Católica de Salvador, tornou-se preparador físico do time júnior do Vitória. Em 1992, iniciou a carreira como treinador, no juvenil do rubro-negro, onde foi Bicampeão Estadual (1992/93). Em 1995, assumiu a equipe júnior e foi Campeão Baiano.

De 1996 a 2000, Amadeu ficou fora do futebol. Por opção pessoal, resolveu se dedicar aos estudos e ao futsal. Fez pós-graduação em treinamento desportivo na Universidade Nova Iguaçu (UNIG/RJ) e foi treinador da UCAM, onde conquistou o Tricampeonato Baiano e o Tricampeonato da Taça Cidade do Salvador, ambos na categoria adulto masculino de futsal. Em 2000, aceitou um convite de Bobô e voltou a trabalhar nas Divisões de Base de um clube de futebol, no juvenil B. Em 2001, assumiu o juvenil A. Seu melhor resultado no tricolor foi o terceiro lugar na Taça Rio, no início de 2002.