O Bahia passa por um processo de transformação na sua base, que tem como objetivo final desenvolver os Pivetes de Aço da melhor forma para integrar a equipe profissional do clube. Em 2024, 24 atletas formados no Esquadrão tiveram a oportunidade de vestir a camisa da equipe principal tricolor.
O principal destaque foi o zagueiro Gabriel Xavier. Titular da zaga do Bahia em 2024, o Pivete de Aço foi um dos melhores defensores de todo o Brasil na temporada. Quem também chamou a atenção foi o atacante Tiago, que teve participação direta no gol contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão. Já o atacante Ruan Pablo, com apenas 16 anos e um dia, foi jogador mais jovem a atuar pelo Esquadrão na história. Muitos atletas defenderam as cores da equipe principal nos primeiros jogos do ano e em uma partida da Copa do Nordeste.
“Este resultado é fruto de um trabalho integrado entre todas as áreas da base e do profissional, comandado pelo Diretor Executivo do Futebol Profissional, Cadu Santoro. Não se trata apenas de formar atletas tecnicamente capazes, mas também de desenvolver seres humanos preparados para enfrentar os desafios dentro e fora de campo. Nossa metodologia, alinhada aos princípios do City Football Group, tem permitido que talentos da base cresçam com consistência, segurança e valores sólidos. Existe um processo, que vem evoluindo a cada ano, do clube para fazer da melhor forma esta transição da base para o profissional,” destacou o Diretor Executivo da Base, Marcelo Teixeira.
O projeto da base do Bahia é ambicioso e focado no médio e longo prazo. Sem queimar etapas e com processos bem estabelecidos, o Esquadrão se compromete a seguir investindo em estrutura, qualificação profissional e metodologias modernas, integradas ao CFG. Cada vez mais, os torcedores poderão acompanhar bons jogadores formados no clube tendo oportunidades na equipe principal, representando com orgulho as cores do Tricolor de Aço.
Além dos 24 jogadores que atuaram na equipe profissional do Bahia, os Pivetes de Aço Ryan, Miqueias e Everton Moraes, que ainda tem contrato com o Esquadrão, tiveram participações emprestados em outros clubes.
Confira os Pivetes de Aço que defenderam as cores profissional do Esquadrão em 2024:
Alex, André Dhominique, Daniel, Everton Moraes, Gabriel Xavier, Guilherme Britto, Jota, Kauã Davi, Lucas Aruba, Lucas Cirilo, Marcello, Paulo Souto, Pedro Cruz, Pedrinho, Rafael Soares, Roger, Ruan Pablo, Ryan, Samuel, Sidney, Tiago, Vitinho, Waliffer, Wendel.