Notícias

Novembro Negro

Atletas da base participam de palestra com Tonho Matéria

24 nov 2021 | 22H19

Nesta quarta (24), como parte do calendário de eventos no mês da Consciência Negra, o Departamento Social do Bahia realizou uma atividade com o tema Essência, Cultura e Negritude. A ação contou com uma palestra do cantor, militante, publicitário e mestre de capoeira Tonho Matéria.

A atividade buscou levar aos jovens atletas uma reflexão do Dia da Consciência Negra e toda a sua simbologia para comunidade negra.

“Hoje foi um dia super importante para mim. Estive na cidade tricolor para uma palestra sobre Essência, Cultura e Negritude em comemoração ao Novembro Negro, o mês da consciência negra. Amei estar com a garotada da base, futuros profissionais e defensores das cores do meu Esporte Clube Bahia. Gratidão”, relatou Tonho Matéria, que ao final cantou grandes sucessos.

Participaram de forma remota alunos e colaboradores parceiros da Fundação José Carvalho, entidade que atende crianças e cultiva a educação e o humanismo na formação humana. Nessa ação, a fundação participou com o objetivo de levar todos a refletir sobre a luta do povo negro e racismo no Brasil e no mundo.

Para a assistente social Adnaildes Rosa, “o debate é imprescindível para o combater a ideologia de racismo construída socialmente ao longo de gerações, e que sofrem com a falta de respeito, discriminação. A luta é diária”.

Segundo Aline Castro, psicóloga e coordenadora social do Esquadrão, “é necessário que o racismo seja combatido, debatido, dialogado todos os dias incansavelmente em todos os espaços de falas possíveis, e tudo isso perpassa por políticas públicas, estatutos de igualdade racial e ações afirmativas. O enfrentamento é necessário”.