Notícias

Nota de pesar

Homenagem a Jorge Maia

19 jun 2020 | 17H25

A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Jorge Antonio de Cerqueira Maia, que faleceu na tarde desta sexta-feira (19), aos 69 anos, em Salvador.

Um dos principais baluartes da Democracia Tricolor, ele foi o autor da ação judicial que proporcionou o renascimento do Esquadrão de Aço. Aquele processo patrocinado pelo advogado Pedro Barachísio resultou na entrada do interventor Carlos Rátis, no afastamento de toda a diretoria da época e no reforma do estatuto, com eleições diretas, livres e abertas, a partir de 2013.

A luta de Jorge Maia lhe rendeu o nobre título de Sócio Grande Benemérito do clube.

Estava internado no Hospital da Bahia, diagnosticado com linfoma, que havia recém-descoberto.

Sua família tinha uma gráfica na Cidade Baixa e ele se orgulhava de ter participado das comemorações do primeiro título brasileiro, ainda criança, a bordo de um dos carros que transportou os atletas campeões de 1959 do aeroporto ao local da festa na cidade.

Jorge Maia personificou o processo de democratização do Bahia. Representou a oportunidade do torcedor se associar. Assim, o Monumento com o nome dos sócios que está sendo erguido no CT Evaristo de Macedo será rebatizado em sua homenagem.

Que descanse em paz.