Notícias

Futuro brilhante

Copa Integração Sub-15 e Sub-16 é um sucesso na base do Bahia

20 jun 2024 | 11H06

A Copa Integração Sub-15 e Sub-16 do Bahia terminou em grande estilo, promovendo cinco dias de competição intensa e celebrando os valores fundamentais do futebol da base do clube. A competição, que envolveu os Pivetes de Aço de 14 a 16 anos, teve como principais objetivos estimular a competitividade individual, promover valores e cultura de jogo, premiar os jovens talentos, gerar integração entre categorias e criar uma identidade com as equipes do City Football Group.

“Foi uma iniciativa construída em conjunto com os treinadores Leonardo Mendes e João Guilherme, das categorias Sub-15 e Sub-16, respectivamente, e aplicada por eles e suas comissões técnicas. Conseguimos, durante cinco dias, criar um ambiente competitivo e de integração entre os jogadores, explorando desde situações mais simples do jogo até as mais complexas. A utilização de algumas equipes do City Football Group para nomear os times do torneio também foi um ponto interessante, pois conseguimos realizar algumas atividades pedagógicas e culturais utilizando o futebol como meio para tal. Fiquei muito feliz com a dedicação e engajamento de todos os profissionais e jogadores envolvidos nesse projeto”, destacou Guilherme Torres, Gerente Técnico Metodológico da Base do Bahia.

O torneio contou com um formato diferente, onde a pontuação individual acompanhou os jogadores até o final do evento. Os jogadores não eram orientados pelos treinadores e podiam jogar de forma mais livre. As pontuações foram atribuídas por triunfos, pelo número de gols marcados e por outros atributos do jogo, aumentando a cada dia a complexidade das partidas. Os dias foram tematicamente dedicados aos valores da base do Bahia: Alegria, Coragem, Solidariedade, Honra e Ambição, refletindo a cultura de jogo que o clube deseja incutir nos Pivetes de Aço.

Os grandes vencedores da competição foram Vitor, como campeão, e Keven, como vice-campeão. Diogo se destacou como artilheiro. Alexandre brilhou como o melhor goleiro, e Ricardo recebeu o prêmio de evolução. Outros jovens talentos também foram homenageados por seus valores pessoais: Richarlyson (Alegria), João Victor (Ambição), Pedro Guilherme (Solidariedade), Keven (Coragem) e Diego (Honra).

Uma das inovações da Copa Integração foi a não existência de confrontos entre categorias. Os jogadores Sub-15 e Sub-16 jogaram juntos, e as comissões técnicas foram distribuídas para operar o evento de maneira coesa, mas sem interferir nas táticas criadas pelos próprios jogadores. A cada dia, as equipes representaram diferentes times do City Football Group, o que ajudou a criar uma identidade com os demais clubes do grupo.