Notícias

Túnel do tempo

Bahia já jogou nos EUA; relembre essa e outras histórias

24 fev 2016 | 14H22

Atuar longe do país, mais precisamente em solo norte-americano, como será no amistoso internacional do próximo sábado, contra o Orlando City, não é uma novidade para o Esporte Clube Bahia.

Em 1964, o Tricolor participou de uma competição nos Estados Unidos, a ISL (International Soccer League), torneio que foi disputado entre os anos de 1960 e 1965 e incluía equipes de vários continentes. O seu formato se assemelhava ao atual Mundial de Clubes da Fifa.

O Esquadrão fez seis partidas em Nova Iorque e encarou times como o Werder Bremen, da Alemanha, e o Blackburn, da Inglaterra.

O atacante Hamilton, terceiro maior artilheiro da história do clube, era um dos titulares daquela equipe, que vestiu pela primeira vez uma camisa inteiramente vermelha, com detalhes azuis na manga e gola.

Porém, em se tratando de amistosos fora do país, a última vez que o Esquadrão saiu do Brasil foi no início da temporada de 1993.

Na oportunidade, o Bahia visitou as seleções de Honduras, El Salvador e Costa Rica.

O volante Lima Sergipano, hoje auxiliar-técnico do time sub-17, estava presente no grupo, assim como o ex-atacante Marcelo Ramos.

Jogos oficiais
Recentemente, o Tricolor de Aço viajou para disputar duas partidas longe do país, ambas pela Copa Sul-Americana. Em 2013, enfrentou a equipe do Nacional de Medellín, da Colômbia. No ano seguinte, teve como adversário o Universidad César Vallejo, do Peru.