Técnico assume o Bahia pela terceira oportunidade. Treinador tem vasta experiência no Brasil e no exterior.
Darino Sena
Procópio Cardoso é mineiro, da cidade de Salinas, e nasceu em 21 de março de 1940. Tem, portanto, 65 anos, é casado, pai de três filhos e avô de três netos; formado em Direito e Educação Física pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Foi jogador nas décadas de 1960 e 1970. Era zagueiro e dos bons. Defendeu Palmeiras, Fluminense/RJ, Atlético/MG, Cruzeiro/MG e São Paulo/SP. Teve passagens pela Seleção Brasileira, Paulista e Carioca. Pendurou as chuteiras em 1974.
No ano seguinte, começou a carreira como treinador, nos juvenis do Cruzeiro. Em 1976, assumiu a equipe profissional. Foi a primeira das quatro passagens pela raposa. Ao longo dos quase 30 anos de atuação como técnico, além do celeste, já trabalhou no Atlético Mineiro (oito vezes), Bahia, Atlético/PR (duas vezes), Fluminense/RJ, Goiás/GO, Inter/RS e Grêmio. No exterior, trabalhou em clubes dos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Qatar. Neste último país, dirigiu a Seleção.
O último clube de Procópio foi o Atlético/MG, no qual esteve de dezembro do ano passado a abril deste ano.
Dentre os títulos que conquistou, destacam-se os cinco Mineiros (71, 77, 79, 80 e 81), a Comembol de 1996, e os Bicampeonatos das Copas do Rei e Campeonato Nacional do Quatar.