Notícias

Saiu na Folha de SP: Bahia é o maior da história do Nordeste

Tricolor é o clube nordestino mais bem colocado no ranking anual divulgado pelo maior jornal do país. Bahia também é líder absoluto no âmbito estadual.

14 jan 2003 | 12H10

O Bahia se manteve como um dos maiores clubes do futebol brasileiro e o nordestino mais bem colocado no ranking anual elaborado pelo maior jornal do Brasil, a Folha de São Paulo. O Tricolor lidera também com folga a lista dos maiores clubes do futebol baiano. O ranking contabiliza os Campeonatos e Vice-Campeonatos conquistados por todos os clubes do nosso futebol ao longo da história do esporte bretão no país.

Bicampeão Brasileiro (1959 e 1988), Tetra-Campeão do Norte-Nordeste (1948, 1959, 1961 e 1963), Bicampeão do Nordeste (2001 e 2002), dono da segunda maior coleção de títulos estaduais do país (43), o Bahia ocupa a 13a posição geral, com 402 pontos – é o clube nordestino mais bem colocado.

No âmbito estadual, o Tricolor é líder absoluto e inconteste, graças ao fato de ter conquistado mais de 60% dos Campeonatos Baianos que disputou. No ranking do Estado, o Esquadrão tem 322 pontos – 151 a mais que o segundo colocado, o Vitória.

Importância

Os números do ranking da Folha de São Paulo servem para ratificar a condição de grandeza e importância do Bahia no cenário Nacional e são prova da riqueza e magnitude da gloriosa história deste tradicional clube, uma vez que leva em conta os títulos dos principais torneios da história do futebol Penta-Campeão Mundial. São também o reconhecimento de uma das maiores e mais respeitadas publicações jornalísticas do mundo à brilhante trajetória construída ao longo de 72 anos de vida do Esporte Clube Bahia – mais um motivo de orgulho para a fanática Nação Tricolor.