Vitorioso como superintendente da base, Newton Mota retorna para ser diretor de futebol do Bahia. Petrônio anuncia também membros da diretoria executiva.
Darino Sena
Menos de 20 horas depois de eleito, o agora efetivo presidente Petrônio Barradas já começa a mostrar a que veio. Nesta terça, ele tomou sua primeira atitude de impacto no novo mandato ao anunciar Newton Mota, 55 anos, como seu diretor de futebol.
Ex-superintendente da divisão de base do Bahia, entre 1983 e 1991, Mota foi octa-campeão estadual de juniores e ajudou a revelar jogadores que formaram a base do time Campeão Brasileiro de 1988, como Charles, João Marcelo e Zé Carlos.
Motta fez sucesso também no maior rival, o Vitória. É apontado como grande responsável pela modernização e crescimento do rubro-negro na década de 1990. As boas passagens pelos clubes mais populares da Bahia fazem de Mota um dos profissionais mais conceituados do futebol brasileiro.
Atualmente, ele era um dos sócios do Real Salvador, clube baiano que disputa apenas campeonatos amadores.
Mota volta ao Bahia, 14 anos depois, com a missão de unificar o departamento de futebol e ajudar o clube a sair da Terceira Divisão. Sabe que a missão não vai ser fácil, mas não teme o desafio.
Para mim, é uma responsabilidade e uma honra muito grande ser chamado de volta ao Bahia neste momento. Sei que vai ser difícil alcançar as metas, que a pressão por resultados imediatos e imensa, mas que, com o apoio de todos e, principalmente, da torcida, podemos chegar lá, declarou o novo diretor.
Pela experiência acumulada, competência incontestável e identificação com o clube, é o nome ideal, por isso foi escolhido e, para o nosso orgulho, aceitou colaborar. Confio muito nele e vamos dar totais condições para que ele e sua equipe desempenhem o melhor, comentou Barradas.
Além de Newton Mota, Barradas aproveitou a entrevista coletiva desta terça-feira pela tarde, no Fazendão, para anunciar oficialmente os membros, não-remunerados, de sua diretoria executiva como presidente do Esporte Clube Bahia. São eles:
Marcos Lopes vice-presidente médico
Rui Accioly vice-presidente de futebol
Antônio Garrido vice-presidente financeiro
Marcus S. Costa vice-presidente administrativo
Marco A. Rocha Costa vice-presidente de marketing
Eduardo Ramos vice-presidente de relações públicas
Rui Cordeiro vice-presidente social
Ademir Ismerim vice-presidente jurídico
Paulo C. Lima – vice-presidente de esportes olímpicos