Notícias

Reapresentação

Mulheres de Aço se reapresentam e passam por período de avalição física

17 out 2023 | 12H30

As Mulheres de Aço, campeãs baianas de 2023, se reapresentaram no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo nesta segunda-feira (16), duas semanas após a conquista do título.

Neste final de temporada, as jogadoras passarão por um período de avaliação, que envolve diversos departamentos ligados ao futebol.

“É um trabalho muito parecido com o que já está sendo feito no profissional masculino. As equipes de nutrição, preparação física, fisioterapia e a comissão técnica. As meninas são avaliadas em relação à condição física e principalmente à variáveis, como amplitude de movimento, força muscular, para verificar possíveis assimetrias, que são variáveis importantes para predizer possíveis lesões”, explica Arivan Gomes, coordenador do Núcleo de Performance e Saúde da Divisão de Base e do futebol feminino do Bahia.

A avaliação física foi iniciada na semana seguinte ao título do Baiano e o trabalho segue por mais sete semanas até o final do ano.

“Após a avaliação física, pudemos planejar essas sete semanas de forma bastante inteligente para que elas cheguem no final do ano mais preparadas possíveis. E que a gente possa tê-las na próxima temporada no mais alto nível”, completou.

Nesse período, o elenco é dividido em dois grupos, onde no período da manhã metade estará fazendo trabalho de força e potência na academia, e a outra metade estará no campo fazendo trabalho de prevenção de lesões, com mobilidade articular, estabilidade, correção de movimentos individualizados.

“Os dois grupos farão ambas as atividades, de forma alternada. Depois isso, vão para o campo fazer o ajuste técnico de bola, coordenação, velocidade, agilidade”, finalizou Arivan.

Foto: Letícia Martins / E.C Bahia