Notícias

Racismo em pauta

Divisão de Base debate racismo em palestra

25 jul 2020 | 16H08

No último dia 14/07, os integrantes da Divisão de Base do Esquadrão participaram de uma palestra sobre racismo estrutural. A atividade foi ministrada por Fábio Souza, coordenador do Departamento Social, e realizada via videoconferência.

A palestra intitulada “Racismo estrutural e suas facetas” contextualizou historicamente e debateu as consequências do racismo no Brasil, analisando esse preconceito como parte estrutural da sociedade. Além disso, a atividade contou com um debate sobre como derrubar o estigma que o racismo impõe às pessoas negras.

Fábio Souza como o racismo está presente no dia a dia: “O racismo não deixa de acontecer no 13 de maio ou no 20 de novembro, ele não tira férias. Ele está no nosso olhar, nos processos seletivos, nas escolas, no campo, nos estádios, nas empresas”.

O coordenador do Departamento Social falou também sobre o papel de cada um na luta contra esse tipo de preconceito. “Entender como fazemos parte disso e como podemos mudar esse panorama é uma responsabilidade de todos, para alguns, por uma questão de sobrevivência, para outros, por sua condição de privilégio”, completou.

Dinay Santos, assistente social do Bahia, ressaltou a importância de se debater o racismo: “Considero o tema de extrema relevância, visto que historicamente foram construídos comportamentos que segregam e maltratam os negros”.

A assistente social também enalteceu a importância deste ser um debate diário. “Precisamos falar disso todos os dias com a finalidade de nos fortalecermos, para conquistarmos espaço de poder, enaltecer nossa participação no contexto histórico”, disse.

Sobre a importância deste tipo de debate com os membros da Divisão de Base, Fábio Souza disse: “Trabalhar essa pauta é de extrema importância se entendemos que participamos do processo educativo de atletas em formação que futuramente serão referência para outros jovens. O Bahia está no caminho certo formando grandes atletas dentro e fora do campo”.

A palestra contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas.