Notícias

Primeiro título brasileiro completa 47 anos

O Bahia venceu o Santos por 3 x 1.

30 mar 2007 | 14H40

Por Jayme Brandão

29 de março de 1960. Faz tempo, mas essa data jamais poderá ser esquecida pelo torcedor tricolor.

Há exatos 47 anos, o Bahia conquistava a 1ª Taça Brasil, vencendo o “todo poderoso” Santos, de Pelé, Coutinho e Pepê, jogando no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Considerados por muito tricolores como o título mais importante e espetacular de toda a história do Bahia, a conquista da Taça Brasil credenciou o Esquadrão de Aço a ser o primeiro clube brasileiro a disputar uma Libertadores da América.

Na antológica partida contra o Santos, o Bahia venceu por 3 x 1, com gols de Vicente, Léo e Alencar.

Antes deste jogo decisivo, Bahia e Santos se enfrentaram duas vezes. Na primeira, em plena Vila Belmiro, o Tricolor venceu por 3 a 2. Na segunda, na Fonte Nova, o peixe deu o troco – 2 a 0.

O lendário time tricolor atuou com: Nadinho; Nenzinho, Henrique e Beto; Flávio e Vicente; Marito, Alencar, Léo, Mário e Biriba

Quem comandava esta legião de craques era Efigênio Bahiense, o Geninho, mas quem dirigiu o time, na noite do título foi Carlos Volante.

Além do Bahia, Santos, São Paulo, Vasco da Gama, Atlético/PR, Atlético/MG, Grêmio, Sport/PE, Rio Branco/ES, Hercílio Luz/SC, Auto Esporte/PB, ABC/RN, Ceará/CE, CSA e Tuna Luso disputaram a competição mais importante do país.