Notícias

Pesquisa confirma o que todos já sabem

Torcida do Bahia é a maior de Salvador, em todas as faixas etárias, acima de de 18 anos.

31 maio 2010 | 21H10

Por Jayme Brandão

Na última semana, a Potencial Pesquisas, empresa baiana especializada no segmento, realizou um vasto trabalho, traçando o perfil do soteropolitano e dentre vários questionamentos, perguntaram para qual time torcia os entrevistados.

A POTENCIAL Pesquisas ouviu 603 soteropolitanos maiores de 18 anos, em 17 das 18 Regiões Administrativas (RA’s) definidas pela Prefeitura Municipal de Salvador.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 21 e 24 de maio (2010). Segundo o diretor da Potencial Pesquisas José Carlos Leite “a amostra é estatisticamente representativa da população e as entrevistas foram distribuídas proporcionalmente ao tamanho da população de cada região administrativa, além de considerar outras variáveis como gênero e faixa etária, por exemplo.” Os resultados divulgados fazem parte de um estudo mais abrangente sobre hábitos e comportamentos dos soteropolitanos e revelou informações individuais sobre os respondentes e também sobre suas famílias.

Bahia e Vitória tem, em Salvador, 41,5% e 26,4%, respectivamente, dos torcedores. Entre os mais jovens (18 a 24 anos) e os com mais idade (acima de 65 anos) a diferença entre as torcidas é pequena, no entanto, entre as pessoas com idades entre 25 e 64 anos a diferença aumenta significativamente, conforme abaixo:

FAIXAS ETÁRIAS E PROPORÇÕES:

18 a 24 anos – Bahia – 35,76% / Vitória – 33,11%

25 a 34 anos – Bahia – 41,57% / Vitória – 27,11%

35 a 44 anos – Bahia – 50,46% / Vitória – 25,69%

45 a 54 anos – Bahia – 39,02% / Vitória – 17,07%

55 a 64 anos – Bahia – 45,61% / Vitória – 17,54%

65 anos ou mais – Bahia – 36,84% / Vitória – 31,58%

A POTENCIAL Pesquisas atua desde 2007 na coordenação e realização de levantamentos mercadológicos e de opinião para empresas de diferentes portes e áreas. Tem escritórios em Salvador e no Recife, e é filiada ao CONRE – Conselho Regional de Estatística, e a ADVB / BA – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. A empresa é dirigida por José Carlos Leite, que tem 16 anos de experiência neste segmento.