Notícias

Pela honra de uma Nação

Bahia joga para evitar maior humilhação de sua história e aplacar a dor da legião de torcedores mais fiel e apaixonada do Brasil.

09 set 2005 | 19H18

Darino Sena

Setenta e quatro anos de vida. Quarenta e três títulos estaduais, entre eles, um hepta, um penta, um tetra, um tri, e cinco bicampeonatos. Tetracampeão do Norte-Nordeste. Bicampeão do Nordeste. BICAMPEÃO BRASILEIRO! Três vezes representante do Brasil na maior competição interclubes da América do Sul. E o mais importante – 5 milhões de fanáticos e apaixonados seguidores, maior patrimônio conquistado em meio a tantas façanhas.

Os números falam por si só e são uma prova irrefutável da grandeza de um dos maiores clubes de um país obcecado pelo futebol. Um gigante chamado Esporte Clube Bahia.

Toda essa magnitude e tradição vão estar em jogo neste sábado, em apenas 90 minutos, quando a bola rolar para o triste jogo contra o Paulista. Triste sim, independente do desfecho. Nenhum dos apaixonados pelo Tricolor gostaria de ver o clube que ama numa situação como essa – brigar para evitar o rebaixamento para a terceira divisão.

Infelizmente, aqui estás, mas o que te levou a isso, ao menos agora, não vem ao caso. Deixemos as reflexões para depois. O que urge é agir para te salvar. Livrar-te de tamanha e injusta desonra. Tu sabes que é plenamente capaz. É um hábito teu, mesmo longe de casa, se impor e voltar triunfante para os braços da tua gente. Reage Esquadrão! Leva a campo toda sua mística, a magia em torno da tua história, do teu manto. Mostra que ainda és time de chegada.

Esquece-te que esse é um jogo para evitar a degola e encara-o como uma decisão de campeonato, pois ele é talvez mais que isso, pois pode marcar o teu futuro, como nenhum outro até então. Lembra que tu embala os corações de milhares. Que tu representa muito para um povo, que grita, que chora, que clama pelo teu soerguimento, que sofre contigo e que nunca te abandonará, por mais que esteja ferido e magoado. Só quem te venera sabe o que ser Bahia significa e, por isso, perpetua esse sentimento por gerações.

Um povo que te ama e que por tudo que fez e faz por ti, não merece tamanha humilhação. Motiva-te com a letra do teu glorioso e empolgante hino. “Vamos avante Esquadrão. Vamos serás o vencedor. Ouve essa voz que é o teu alento!”

Embalado pela mítica trilha sonora, luta, vence e exorciza de uma vez por todas esse fantasma que te persegue e te assola, para que possas, em breve, voltar a ser grandioso, pois tua Nação sabe que não é assim que se resume a tua história.