Notícias

Parabéns, Esquadrão

"Jovem senhor", respeitado e admirado em todo o Brasil, completa 75 anos no primeiro dia de 2006. Quarta-feira tem missa comemorativa.

01 jan 2006 | 12H40

De Salvador/BA,
Darino Sena

Há exatos 75 anos era fundado o Esporte Clube Bahia. Em 1º de janeiro de 1931 nasceu o clube que hoje é alvo da paixão de cerca de 5 milhões de torcedores. Nesta quarta-feira, às 9h, no Fazendão, vai ser realizada uma missa comemorativa pela passagem de mais um aniversário do Tricolor.

O Esquadrão de Aço foi criado da união de dissidentes do Clube Bahiano de Tênis e da Associação Atlética da Bahia. A partir de então, o Tricolor não parou mais de crescer e levantar troféus.

Logo no ano de fundação, fazendo jus ao slogan que recebeu ainda no berço – “nascido para vencer” – o Bahia foi Campeão Baiano, levando a primeira da série de 43 taças similares que coleciona ao longo de sua trajetória. O número é o segundo maior de conquistas estaduais no País. A maior seqüência de sucessos aconteceu entre 1973 e 1979, quando foi Heptacampeão Baiano – um recorde.

Soberano absoluto nas fronteiras do Estado, o Tricolor, porém, não se conteve apenas em fazer bonito dentro de casa. As conquistas fora do âmbito regional conferiram ao Bahia o status de clube grande do futebol pentacampeão do mundo. Em 1959, foi o primeiro Campeão Brasileiro, feito que repetiu em 1988.

Os triunfos nacionais deram ao Esquadrão a honra de ser, até hoje, o único do Nordeste a representar o Brasil na Libertadores, em 1960 (pioneiro), 1962 e 1989.

Os títulos, os feitos históricos, triunfos memoráveis, a mística da camisa e, conseqüentemente, a paixão da torcida mais fiel do Brasil fizeram do Bahia um verdadeiro fenômeno do esporte nacional.

A situação momentânea na terceira divisão não combina com as glórias e triunfos consagradores do Tricolor, e é em sua grandeza, aliada ao planejamento para a nova temporada, que o clube vai buscar forças para, em 2006, devolver a alegria aos seus torcedores.

Vamos, avante Esquadrão! Parabéns Bahia!