Notícias

Parabéns Esquadrão de Aço, Parabéns Nação Tricolor

São 77 anos de Triunfos, Conquistas e Glórias.

01 jan 2008 | 03H20

Há exatos Setenta e Sete anos, um clube de futebol foi criado da união de dissidentes do Clube Bahiano de Tênis e da Associação Atlética da Bahia.

Ao longo destes anos o Esquadrão de Aço conquistou 72 títulos no futebol profissional, incluindo campeonatos regionais e nacionais, copas e torneios diversos; Se contarmos as dezenas de conquistas nas suas categorias de base, estes números passariam de uma centena de títulos.

Com o slogan “Nasceu para Vencer”, o Esporte Clube Bahia iniciou sua gloriosa história de triunfos e títulos, logo no seu ano de fundação (1931), conquistando o campeonato baiano daquele ano.

Depois deste primeiro título, foram conquistados mais 42 troféus dos campeonatos baianos, o que hoje lhe dá o status de ser um dos maiores vencedores de estaduais do Brasil.

Mas a galeria de conquistas do Esquadrão de Aço não ficou apenas no cenário local e mostramos nossa força nacionalmente, tornando-se o primeiro campeão da Taça Brasil de 1959, contra o Santos, de Pelé e Coutinho, conquistando desta maneira o seu primeiro titulo nacional.

Em 1988, mais uma vez, o Brasil viu o time do Bahia levantar o troféu de campeão brasileiro, transformando as ruas de Salvador em um verdadeiro carnaval.Neste novo ano o Glorioso Esquadrão de Aço completa 20 anos da conquista do Bicampeonato Brasileiro; Quiçá que seja o ano do retorno a Elite do Futebol Nacional.

Nos anos de 1948, 1959, 1961 e 1963 o Esquadrão de Aço conquistou o Norte Nordeste vencendo os campeonatos destas duas regiões do pais. O Nordeste também se rendeu a força do Tricolor da Boa Terra por duas vezes, no bicampeonato do Nordeste (2001 e 2002).

Todas estas conquistas credenciaram o Bahia, a responsabilidade de ser o único clube nordestino a disputar a Taça Libertadores da América, por três vezes (1960, 1962 e 1989).

O Bahia foi o primeiro clube Brasileiro a representar o Brasil na Libertadores das Américas.

Clube vencedor como poucos, o Bahia criou um legado de torcedores fiéis, que segundo as últimas pesquisas, conta com aproximadamente 7 milhões de apaixonados em todo Brasil. Sendo o décimo terceiro no ranking nacional.

União e Trabalho é o que mais o Bahia precisa neste momento; Pois quanto mais unidos formos mais vencedores seremos.

A todos os irmãos tricolores e atletas que se foram as nossas saudades, na certeza absoluta que junto a Deus eles formam a nação espiritual tricolor; Esta é a razão que no arco íris aparecem às cores azul, vermelha e branca.

A Nação Tricolor é o bem que mais orgulha o nosso clube e é dela os parabéns, neste 01 de janeiro de 2008.

Em 2008, esta mesma torcida, que jamais abandonara seu time do coração, vai precisar mais do que nunca, estar ao lado dos nossos jogadores, para que este ano, possamos comemorar títulos e continuar com o resgate da magia e a alegria de ser Baêaaa empurrando o time de volta a serie A do campeonato brasileiro.

Ser Bahia é ser Feliz, Por isso nascemos no dia da confraternização Internacional.

Parabéns Esporte Clube Bahia, Parabéns Nação tricolor!

A Diretoria