Notícias

Novo fisiologista começa trabalho no Bahia

Personal training de estrelas do axé e de medalhista do Pan, Marcelo Afonso é o novo membro da comissão técnica do Tricolor.

26 ago 2003 | 17H50

Mais novo integrante da comissão técnica do Bahia, o fisiologista Marcelo Afonso de Carvalho começou seu trabalho no clube nesta terça-feira. Marcelo vai fazer um trabalho multidisciplinar que visa melhorar o rendimento atlético dos jogadores da equipe profissional e das divisões de base. Nesta terça, Marcelo Afonso fez uma análise da capacidade aeróbica dos atletas, pela manhã, no Fazendão. Quarta-feira ele avalia o percentual de gordura.

“Juntamente com o preparador físico Flávio Trevisan, a nutricionista Romilda Bamberg, e o fisiologista Jorge Lago, vamos desenvolver um plano de trabalho integrando a base e os profissionais”, disse Marcelo Afonso. “Vamos realizar avaliações físicas constantes, a fim de conhecer profundamente as potencialidades e as carências de cada atleta. Com exercícios e uma dieta diferenciada para cada um, podemos aumentar o rendimento, suprindo as necessidades”, completou, reafirmando que seu trabalho não vai gerar resultados imediatos.

“Fechamos contrato de um ano com o Bahia e vamos implementar uma metodologia que visa resultados a médio e longo prazo”, disse Marcelo. Se depender do currículo do fisiologista, o Tricolor só tem bons frutos a colher com seu trabalho.

Marcelo Afonso de Carvalho, de 38 anos, é graduado em educação física, pós-graduado em treinamento desportivo pela universidade Gama Filho/RJ e fisiologia do exercício pela UVA/RJ. O profissional está concluindo doutorado em ciência da atividade física pela ULBRA/RS.

Em 15 anos de experiência profissional, Marcelo já conseguiu excelentes resultados com esportistas de modalidades individuais e coletivas. No triatlon, preparou o tri-campeão brasileiro José Mendes e a campeão brasileira Adriana Silvestre. No vôlei de praia, é preparador físico das duplas Paulão e Paulo Emílio – medalha de prata em Santo Domingo – e Juca e Bela. A única experiência no futebol, em 1995, também foi bem sucedida. Como fisiologista do Vitória, Marcelo Afonso foi Campeão Estadual profissional, júnior e juvenil, além de conquistar a Philips Cup, na Holanda.

Marcelo Afonso desempenha também a função de personal training, há cinco anos. Já trabalhou com astros da axé music como Bell Marques, Durval Lelis e o apresentador Luciano Hulck. Atualmente, cuida do condicionamento físico da cantora Ivete Sangalo. O preparador é dono da academia Atitude Sports, com sedes no Shoppings Iguatemi e Malibu. Seu telefone de contato comercial é o (71) 450 – 0094.