Número recorde de 266 conselheiros vão às urnas e conduzem Petrônio Franca Barradas à presidência do Esporte Clube Bahia.
Darino Sena
Na eleição com a maior participação de conselheiros da história do Bahia, Petrônio Franca Barradas foi eleito presidente do clube pelos próximos três anos. O pleito foi realizado das 9h às 19h desta segunda-feira, na sede de praia Paulo Maracajá, no bairro da Boca do Rio, em Salvador.
Colégio eleitoral do clube, os membros do conselho deliberativo compareceram como nunca a uma eleição. De um total de 323, 266 deles depositaram seus votos nos candidatos Petrônio Barradas e Fernando Jorge Carneiro.
Petrônio foi eleito com 208 votos, contra 56 do adversário. Dois votos foram anulados. Desde 1993, quando Paulo Maracajá venceu com o aval dos 219 conselheiros que foram às urnas, as eleições do Bahia não registravam um índice tão alto de freqüência dos eleitores.
O terceiro candidato seria Horácio Matos, mas ele desistiu de concorrer e enviou uma carta-renúncia à diretoria da mesa eleitoral, ainda na manhã desta terça. Como o pleito já tinha começado, não foi possível retirar o nome dele da cédula. Mesmo assim, Horácio não foi votado.
A mesa eleitoral, formada exclusivamente por conselheiros do clube, foi presidida por Fernando Meireles e composta ainda por Antônio Garrido, Luiz Osório e Francisco Pernet.
A apuração dos votos, iniciada às 19h, durou aproximadamente meia-hora. Petrônio Barradas foi empossado imediatamente após o anúncio do resultado oficial da eleição e já iniciou seu mandato.