O Tricolor venceu por 3 x 0 e subiu a para a oitava posição.
Por Jayme Brandão
Na partida que marcava a estréia do técnico Roberto Cavalo, o Bahia goelou o América-RN, por 3 x 0 e subiu para a oitava posição da Série B, atingindo os 32 pontos na classificação, não permitindo que os componentes do G4 abrissem uma grande vantagem.
Com gols de Paulo Roberto, Rogério Rios e Elias, o Esquadrão de Aço voltou a vencer no Estádio Jóia da Princesa e agora focaliza suas atenções para a partida de sexta-feira, no mesmo local, contra o Santo André-SP.
O JOGO
Apesar de iniciar o jogo com mais posse de bola, o Bahia não criou muitas chances claras de gols, o que só aconteceu aos 27 minutos, após cruzamento de Fábio, a bola foi desviada na área, Paulo Roberto cabeceou e o goleiro Fabiano fez grande defesa. No rebote, o jovem atacante tricolor foi derrubado na área, mas o juiz não interpretou como pênalti e mandou o lance seguir.
Mas aos 39 minutos, o Esquadrão de Aço abriu o placar, em uma jogada de contra-ataque, em que Caio fez um ótimo lançamento entre a zaga potiguar e Paulo Roberto tocou na saída do goleiro, marcando seu terceiro gol na Série B. Bahia 1 x 0.
Aos 45, Rogério Rios fez boa jogada e tocou para Paulo Roberto, que chutou com perigo, mas a bola foi para fora.
Já nos acréscimos, Bruno Cazarine girou em cima do zagueiro e chutou forte, com a bola raspando a trave esquerda de Fabiano.
Na volta do intervalo, o técnico Roberto Cavalo não modificou a equipe e logo aos 03 minutos, Elias cobrou falta, Cazarine desviou de cabeça e Emerson Cris marcou, mas a arbitragem anulou, alegando impedimento.
Rogério Rios, mesmo jogando improvisado na lateral esquerda, fazia uma boa partida e aos 08 minutos ele cobrou falta da esquerda, obrigando o goleiro do América a praticar grande defesa.
Aos 21, Cavalo sacou Bruno Cazarine e colocou Rafael. Três minutos depois, foi a vez de Marcone entrar no lugar de Emerson Cris.
Aos 27, o Tricolor ampliou o placar. Elias deu ótimo passe para Rogério Rios, que invadiu a área, driblou o goleiro e marcou um golaço. Bahia 2 x 0.
Aos 34, Rogério Rios cruzou, Elias com apenas um toque na bola, tirou do zagueiro e com a perna direita, bateu no canto do goleiro Fabiano. Esse foi 7º gol do camisa 10 tricolor na Série B e o 18º da temporada. Artilheiro absoluto.
Quatro minutos depois, Cavalo retirou Elias, que sentiu uma pancada no joelho e colocou Ananias. O camisa 10 do Bahia foi bastante aplaudido pela torcida.
Aos 44, Rafael tocou para Ananias, que de fora da área, tentou chutar no ângulo, mas Fabiano espalmou.
Fim de jogo e o Esquadrão de Aço conquistou sua 8ª vitória na Série B.
Em 2008, o Bahia não havia vencido nenhuma equipe com a diferença de três gols no placar, jogando no Jóia da Princesa e desde a última partida do campeonato baiano, Bahia 5 x 0 Vitória da Conquista, o time tricolor não vencia com um placar com essa diferença de gols. Vale lembrar que este jogo citado foi realizado no Armando Oliveira, em Camaçari.
O Tricolor jogou com: Darci, Fábio, Cléber Carioca, Rogério e Rogério Rios; Fausto, Emerson Cris(Marcone), Caio e Elias(Ananias); Paulo Roberto e Bruno Cazarine(Rafael).
O elenco do Bahia se reapresenta nesta quarta-feira, às 16h:00, no Fazendão.
Para o jogo de sexta-feira, Cavalo não contará com o futebol de Elias, que recebeu o terceiro cartão amarelo.