Alexandre Dortas e Dr.Fábio Costa visitarão o Palmeiras, São Paulo e Corinthians.
Por Jayme Brandão
Na próxima terça-feira, o fisiologista Alexandre Dortas e o médico Dr. Fábio Costa viajarão para São Paulo, onde passarão três dias, realizando visitas técnicas ao Centros de Treinamento do São Paulo, Palmeiras e Corinthians.
Nestas visitas, Dortas e Costa conhecerão as instalações dos departamentos médico, centros de fisiologia e fisioterapia dos citados clubes e ainda trocarão experiências com os profissionais responsáveis destas três potências do futebol brasileiro.
Ainda na capital paulista, eles conhecerão um moderno equipamento de avaliação funcional, que pode acelerar a recuperação de atletas lesionados. Para se ter uma idéia da importância deste equipamento, o retorno de um jogador, com uma lesão como a do zagueiro Alison, pode ser antecipado em até 40 dias.
Falando em equipamento, o Bahia, em parceria com a Imed, adquiriu um equipamento chamado “Reflotron”, que é uma analisador bioquímico eletrônico, que determina o desgaste físico do atleta, analisando esta variante através de uma gota de sangue. Este equipamento já está em pleno uso no Fazendão e sempre é utilizado após os jogos e treinos. Poucos clubes da Série A do Brasil contam com um Reflotron em seus centros de fisiologia.