Notícias

#LibrasTricolor

Clube promoverá ação pioneira no país

01 abr 2021 | 20H47

O jogo deste sábado (3), contra o Fortaleza, marcará mais uma ação de inclusão do Esquadrão de Aço.

Desta vez, os beneficiados serão as pessoas surdas que se comunicam prioritariamente pela Língua Brasileira de Sinais. Nas redes sociais do Bahia, em paralelo à transmissão do jogo pelo SBT Nordeste e pelo serviço de streaming Nordeste FC, será realizada a primeira transmissão em Libras do futebol brasileiro.

Pelo Facebook, Instagram e Youtube do clube, dois intérpretes de Libras vão comentar os principais lances da partida no Ceará em tempo real, com o apoio do comentarista Paulo Jamelli.

“Nosso objetivo é que as pessoas surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais possam acessar esse conteúdo pelo celular enquanto assistem ao jogo na TV, ou em algum outro dispositivo, e assim ter uma experiência inédita como torcedoras”, diz o gerente de marketing tricolor Lênin Franco.

“A intenção é que esse projeto possa evoluir e ser replicado por outros times do Brasil até que se torne algo natural e presente na transmissão de cada vez mais campeonatos”, comenta Rafael Pitanguy, VP de Criação da VMLY&R, agência-parceira do Bahia na idealização da ação.

Estima-se que atualmente o país possua 10 milhões de deficientes auditivos. De 70% a 80% deles se comunicam prioritariamente pela Língua Brasileira de Sinais. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 milhões de pessoas apresentam algum grau de surdez.