Notícias

Karatecas do Bahia disputam Campeonato Brasileiro

Equipe de karatê do tricolor vai representar a Bahia no Campeonato Nacional, este fim de semana, em Ilhéus.

14 nov 2001 | 17H50

Representando o estado da Bahia, as karatecas do E.C. Bahia/ Com. Ramos/ Cer. Gerbi disputam, nos próximos dias 16 a 18, em Ilhéus, o Campeonato Brasileiro Adulto Feminino de Seleções. Treinada pelo ex-técnico da Seleção Brasileira, Manoel Pena Cal, a equipe, hepta-campeã baiana e tri do nordeste, é composta por cinco atletas – Daniela Melo, Lenize Guedes, Jane Silva, Erica Melllo e Daniela Prais.

Antes de viajarem para o interior do estado, as karatecas do Bahia farão uma apresentação para a torcida tricolor, na manhã desta quinta-feira, no intervalo da decisão do futsal juvenil. O jogo começa às 10h da manhã, no ginásio da sede de praia Paulo Maracajá.

A equipe baiana vai participar do Campeonato Brasileiro individual e por equipe. No individual, Daniela Melo disputa a categoria até 55 kg, Lenize Guedes está na categoria até 60 kg e Jane Silva na categoria até 65 kg.

Na disputa por equipe, Daniela Melo, Lenize Guedes e Érica Melo formam o trio baiano, como titulares. Jane Silva e Daniela Prais também seguem com a delegação, como suplentes.

Para o experiente treinador Manoel Pena Cal, com uma vivência de mais de 30 anos no esporte, inclusive como atleta, as baianas entram na disputa como francas favoritas à conquista de títulos.

“São todas atletas de ponta, têm totais condições de disputar, de igual para igual, com qualquer atleta do Brasil e conquistar um título. Esse é o nosso objetivo”, disse Manoel, que foi comandante da seleção baiana masculina campeã brasileira de comitê em 1997. Foi a primeira e única vez que a Bahia conquistou a competição.

É a primeira vez que esta equipe disputa uma competição depois de passar a fazer parte do Departamento de Esportes Amadores do Bahia.

Conheça um pouco mais da carreira das karatecas do Bahia que tentarão o título Brasileiro no individual.

Lenize Guedes é faixa preta, tem 22 anos e a invejável marca no currículo de nunca ter perdido para adversárias baianas e do resto do Nordeste desde que começou a carreira, ainda mirim. As maiores conquistas de Lenize foram a medalha de bronze no Pan Americano Juvenil de 1994 e um 5o lugar no Campeonato Mundial Júnior. Lenize foi também vice-campeã brasileira júnior em 1996 e é a atual campeã baiana e nordestina na categoria adulto até 60 kg. Isso, só no individual. Por equipes, Lenize é hepta-campeã estadual e tri do Nordeste.

Daniela Melo, 22 anos, é faixa preta, foi vice-campeã brasileira individual júnior em 1999 e nunca perdeu para adversárias em campeonatos baianos. Daniela também fez parte da equipe que conquistou o hepta baiano e tri nordestino.

Jane Silva é faixa marrom e começou a lutar na categoria adulto até 65 kg este ano. Jane já estreou conquistando o Campeonato do Nordeste 2001.