Recém-promovido, experiente jogador diz estar pronto para estréia no Brasileirão e promete não decepcionar a torcida.
Promovido a condição de titular do Bahia após o coletivo desta sexta-feira, como substituto de Gil Baiano, o meia Janílson prometeu não decepcionar a Nação Tricolor no jogo de estréia no Brasileirão 2002, domingo, contra o Gama, na Fonte Nova. Os fatos de nunca ter disputado um Brasileirão e de não ter emplacado num time grande, apesar de seus 31 anos, não assustam Janílson. “Não tenho medo de ser titular do Bahia”.
Em sua chegada ao clube, no início deste semestre, Janílson foi bastante criticado por parte da imprensa e da torcida. Muitos diziam que ele estava ultrapassado e, com a camisa tricolor, não teria a mesma personalidade e bom desempenho demonstrados em clubes anteriores. “Esse tipo de cobrança é normal. O importante é que não me abalei e não me abalo com isso. Vim para jogar bola e é o que estou fazendo, buscando sempre meu espaço com muita tranqüilidade”.
Janílson começou a mudar a visão dos críticos na Copa dos Campeões, onde foi um dos destaques do Tricolor, mesmo sem ser titular. Ele foi bem em todos os jogos que entrou e fez um dos gols do Bahia no triunfo por 3 a 1 sobre o Atlético/MG. Há quem pense que o Esquadrão poderia ter ido além das quartas-de-final se o meia não tivesse sofrido uma contusão muscular, que o impediu de atuar contra o Paysandu – que acabou campeão do torneio.
De volta aos treinos, em Salvador, Janílson continuou se destacando. Entrando sempre no segundo tempo, chamou a atenção de Bobô nos amistosos com Galícia e Atlântico. Contra este último, o Tricolor empatava em 0 a 0. Após a entrada do jogador, a equipe acordou e aplicou 7 a 0. As performances fizeram o meia conquistar a admiração do treinador e uma vaga no time.
“Espero honrar a confiança do Bobô e as expectativas da torcida. Sei que é uma responsabilidade muito grande, mas me considero preparado. Não tenho medo de ser titular do Bahia”, disse Janílson.
Ficha técnica
Janílson chegou ao Bahia no início deste semestre, junto com os outros três jogadores do Fluminense emprestados até o final do ano – Maurício, Pingo e Etto. Confira, abaixo, a ficha técnica do jogador.
Nome completo: Janílson Brito da Silva
Nascimento: 31/12/1970 – Juazeiro/BA
Peso: 73kg Altura: 1,73m
Posição: meia-atacante
Clubes anteriores:
– Bahia (1989-1990/Categorias de Base); Socremo/PB (1994 e 1996); Juazeiro/BA (1994, 1995 e 1996 – 2001); Maranhão (1997, 1998 e 1999); Desportiva/ES (1999 e 2001); Fluminense/BA (2002).
Títulos:
– Bicampeão Baiano de Juniores (1989/90 – Bahia); Campeão da Segunda Divisão Baiana (1996 – Juazeiro); Campeão Maranhense (1999 – Maranhão); Campeão da Copa do Interior (2001 – Juazeiro).