Após oito anos de espera, Tricolor volta a festejar título estadual da categoria.
Darino Sena
Demorou muito. Foram longos oitos anos de espera. Mas, neste sábado, o Bahia finalmente deu um fim ao incômodo jejum e transformou a angústia em alegria com a conquista do título de Campeão Baiano Infantil de 2005.
A taça só voltou ao Fazendão graças ao heróico triunfo dos garotos tricolores que domaram o leão rubro-negro em plena toca. Os 2 a 0 sobre o Vitória, no Barradão, valeram o título e a quebra do extenso tabu.
O time da casa jogava pelo empate, mas não foi páreo para a garra e o poder de superação dos meninos tricolores, comandados pelo técnico Sandro. Foi a única derrota do rival no certame.
O Tricolor abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo, num chute forte de Ramon, o camisa 10, num belo chute de fora da área. Aos cinco do segundo tempo, o Bahia ampliou. Diego é que marcou aquele que seria o gol do título, depois de brigar pela bola com dois marcadores e desviá-la mesmo desequilibrado.
O triunfo e o título coroam um árduo trabalho de três meses comandado pelo Campeão Brasileiro Sandro, que se emocionou bastante com a festa da garotada.
Tivemos um início de campeonato muito irregular, com atuações que deixaram todos desconfiados. Mas soubemos identificar e corrigir os erros a tempo. Fizemos uma fase semifinal brilhantes. Na decisão, erramos menos, tivemos mais vontade e, por isso, levamos a taça para o Fazendão, com muita justiça, desabafou o ex-jogador do Bahia.
Outro que não conteve a euforia foi o presidente Petrônio Barradas que, em pleno Barradão, comemorou o primeiro título de sua gestão. É uma alegria imensa, participar de uma festa tão bonita. Todos, jogadores e comissão, estão de parabéns pelo empenho. Tenho certeza que esta conquista marca o início de uma nova era no Bahia. É a apenas o pontapé inicial da nossa virada, disse o dirigente, que foi carregado e teve seu nome gritado em coro pelos garotos.
Palmas também para o coordenador geral das divisões de base do Tricololr, Enaldo Rodrigues, grande incentivador dos garotos.
O título de Campeão Baiano Infantil veio depois de 21 jogos, 17 vitórias, dois empates e duas derrotas; 49 gols marcados e apenas 10 sofridos. Com 12 gols, Silas foi o artilheiro do time.
Neste sábado, o Bahia atuou com Waldson; Felipe, Valença e Ramon Fernandes; Valdemir, Caio, Norberto e Ramon; Silas e Diego. No banco, ficaram Rafael; Daniel, João Paulo, Saulo, Tiago, Helder e Vander.