O Bahia empatou em 1 a 1 diante do The Strongest, nesta terça-feira (18), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia. A partida foi válida pelo jogo de ida da segunda fase da CONMEBOL Libertadores 2025 e marcou o retorno do Esquadrão à competição internacional após 36 anos.
O Bahia dominou a partida no primeiro tempo, e terminou o jogo com 67% de posse de bola e 21 chutes na meta adversária. O gol do Pioneiro foi marcado por Willian José.
A partida de volta, que define o confronto, será na próxima terça-feira (25), na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 21h30. Com o resultado de hoje, o Bahia precisa vencer por qualquer placar na partida em casa para avançar para a terceira fase. Os ingressos para o confronto estão esgotados.
O jogo
Logo aos 2 minutos, o Esquadrão acertou a trave do The Strongest em um chute de Caio Alexandre. No minuto seguinte, Gilberto chutou da entrada da área e exigiu grande defesa do goleiro da equipe boliviana. O Bahia chegou de novo aos 32, de novo com Lucho, mas o Banegas salvou o The Strongest. O goleiro boliviano fez novo milagre aos 35. Aos 38, quando o Tricolor era melhor em campo, a equipe boliviana abriu o marcado. Após um contra-ataque, Sebastián Guerrero marcou para o The Strongest.
No segundo tempo, o Esquadrão seguiu em busca do empate. Mesmo diante dos efeitos da altitude, o Bahia manteve o ímpeto. E aos 24, o Pioneiro foi recompensado. Lucho serviu Cauly, que fez grande jogada e chutou, no rebote do goleiro, Willian José empurrou para as redes e marcou o primeiro do Bahia na Libertadores 2025. Nos acréscimos, Lucho quase marcou o gol da virada do Esquadrão, mas a partida terminou empatada, e a decisão ficou para a Fonte Nova.
O Bahia jogou com Marcos Felipe, Gilberto (Luciano Juba), Gabriel Xavier, Kanu e Ramos Mingo; Caio Alexandre, Jean Lucas (Rodrigo Nestor), Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Willian José), Erick Pulga (Michel Araujo) e Luciano Rodriguez. Técnico: Rogério Ceni.
Fotos: Letícia Martins/EC Bahia