Tricolor estréia dia 08 de janeiro, contra o Itabuna, no estádio Luiz Viana Filho.
Darino Sena
O pontapé inicial do Bahia na campanha que pode render ao clube seu 44º título estadual acontece no dia 8 de janeiro, contra o Itabuna, na casa do adversário, o estádio Luiz Viana Filho. A Federação Baiana de Futebol (FBF) divulgou na noite desta quinta-feira a tabela do Campeonato Baiano de 2006.
Os Bavis da fase classificatória acontecem no primeiro turno, nos dias em 21 de janeiro, no Barradão, e 05 de fevereiro, na Fonte Nova.
O Baianão do ano que vem tem 12 participantes, divididos em dois grupos. Na chave 1, além do Bahia, estão Camaçari, Catuense, Colo-Colo, Fluminense e Poções. No 2, Atlético de Alagoinhas, Vitória, Camaçariense, Ipitanga, Itabuna e Juazeiro.
No primeiro turno, as equipes jogam com os adversários do outro grupo, em jogos de ida e volta. No segundo, as partidas são entre os membros da mesma chave, também com partidas de ida e volta.
Em cada turno, os quatro primeiros dos grupos se classificam para as quartas-de-final, semifinal e final, no sistema mata-mata, em jogos de ida e volta. Os campeões de cada turno garantem vaga na Copa do Brasil 2007 e decidem o título.
Se um clube ganhar as duas etapas, automaticamente, sagra-se campeão baiano de 2006. Neste caso, o clube que tiver marcado mais pontos ao longo das duas fases do certame fica com a segunda vaga da Bahia na Copa do Brasil.
Se o campeão do segundo turno for o mesmo do primeiro, o campeonato termina dia 24 de maio. Caso haja necessidade de jogos-extras, a competição acaba dia 4 de junho.