Notícias

Encontro

Esquadrão sedia evento nacional de gestores de base

04 abr 2019 | 15H55

Nesta semana, o Esporte Clube Bahia sediou o encontro do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB). O evento foi realizado nas dependências da Fonte Nova.

Composto pelos gestores da base dos clubes formadores que detêm a chancela da CBF, o movimento promove entre 3 a 4 reuniões anuais. O primeiro encontro de 2019 aconteceu no mês de janeiro, em São Paulo, e o terceiro está previsto para ocorrer no mês de julho, em Belo Horizonte.

O encontro teve a presença de 29 profissionais que representaram 27 clubes de diferentes estados brasileiros (RS, SC, SP, MG, BA, PE e CE). Além do Esquadrão outras 12 equipes da Série A do Brasileirão marcaram presença (Atlético-MG, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco).

O gestor técnico da base, Marcelo Vilhena, e o coordenador metodológico, Daniel Brugni, representaram o Esquadrão de Aço na ocasião. Além de comandar a base do tricolor, Vilhena, é um dos suplentes da diretoria do MCFFB. Para ele, o movimento que surgiu há cerca de sete anos contribui para o desenvolvimento da base no país.

“Novos calendários, novas competições, modificações em fórmulas de disputas, modificações em regras, modificações em regulamentos, modificações em mecanismos de proteção de atletas foram algumas das contribuições do movimento”, disse.

Segundo o coordenador metodológico do Bahia, Daniel Brugni, algumas conquistas nem sempre são associadas ao movimento. Contudo, ele afirma que a mudança da fórmula de disputa do Brasileiro Sub-20 e a inserção do Campeonato Brasileiro Sub-17 no calendário oficial de competições da CBF tem ligação direta com a atuação do movimento.

Para Vilhena, o encontro foi um momento importante de discutir questões de relevada importância da base brasileira. “As discussões foram de alto nível. Sempre aprendemos. Sempre evoluímos. É sempre um momento importante”.

Para o gestor tricolor ao promover um evento dessa grandeza a base do Esquadrão mostra como está se preparando para se tornar, nos próximos anos, uma das melhores bases do país.