Tricolor sai na frente, mas sofre a virada do Timbu
Por Jayme Brandão
Na tarde chuvosa deste sábado, o Bahia foi derrotado pelo Náutico por 3 x 2, em partida disputada no Estádio dos Aflitos, em Recife.
O Esquadrão de Aço começou muito bem o jogo e antes de marcar o seu primeiro gol, já havia criado uma grande chance com o atacante Rodrigo Grahl, que foi defendida pelo goleiro Gledson. Mas o gol tricolor saiu aos 17 minutos, quando Vander iniciou a jogada, tabelou com Arilton, que cruzou. A zaga cortou e a bola sobrou para o meia Vander, que chutou forte para fazer 1 x 0.
Depois do gol, Rodrigo Grahl teve outra boa chance, aos 26 minutos, mas o goleiro timbu salvou mais uma vez.
O Náutico teve sua primeira chance de gol aos 28 minutos, que foi interceptada pelo goleiro Fernando. Logo em seguida, ele praticou mais uma boa defesa.
Aos 30 minutos, o time da casa abriu o placar, quando Giovani driblou a defesa e chutou rasteiro, para empatar a partida.
Três minutos depois, O Timbu virou, através de Geilson, que ganhou da defesa e marcou.
O Bahia continuou jogando pra frente e aos 43 minutos, Ananias sofreu pênalti claro, que a arbitragem não marcou.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, o Náutico conseguiu marcar o terceiro, em uma jogada de contra ataque, a bola foi cruzada da esquerda e Cristiano marcou.
Na volta do intervalo, o juiz expulsou o técnico Renato Gaúcho do banco, alegando que ele havia invadido o campo, ao fim do 1º tempo, mas o treinador tricolor entrou em campo para levar seus jogadores para o vestiário.
Np segundo tempo, o Bahia voltou pressionando e aos 10 minutos, conseguiu diminuir, em uma jogada que Rodrigo Grahl roubou a bola da defesa e chutou, o goleiro deu rebote e Ávine chutou forte e sem ângulo, para fazer 3 x 2.
Daí em diante, o Bahia mandou na partida, criando inúmeras chances claras, como Vander, aos 16, que driblou o zagueiro e o goleiro salvou. Jael, aos 34 minutos, em um chute rasteiro. Com Alison, que chutou por cima do gol, uma bola que sobrou limpa pra ele e com Adriano, que cabeceou com perigo, aos 46.
O Náutico só se defendia e jogava nos contra ataques, mas também fez muita catimba para retardar o jogo e ganhar tempo. Esta prática do time pernambucano irritou o Bahia, que acabou sofrendo com as expulsões de Alison e Fernando.
A arbitragem do Sr. André Luiz Freitas foi muito ruim, com critérios equivocados em lances cruciais do jogo.
O Bahia jogou com: Fernando, Arilton(Adriano), Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Hélder(Leandro Bomfim), Ananias, Morais(Jael) e Vander ; Rodrigo Gral .
Com a derrota de hoje, o Bahia permaneceu com 16 pontos ganhos e caiu para a 9ª colocação, mas ficou a apenas dois pontos do G4.
Na próxima rodada, o Tricolor enfrentará o Figueirense, em Pituaçu, no sábado que vem, em um confronto direto por uma vaga no G4.
Logo após a partida de hoje, os jogadores do Bahia pediram o apoio da torcida no próximo jogo, já que todos puderam ver que o time lutou muito e mereceu um resultado melhor.