Notícias

E que venha o rubro-negro

Bahia despacha Botafogo/PB, com direito a gol de placa de Nonato, sobe para 3o no Nordestão e espera clássico com astral elevado.

03 mar 2002 | 19H30

Com dois gols de Nonato – um deles uma verdadeira pintura – e um de Daniel, o Bahia venceu o Botafogo/PB, por 3×0, neste domingo, na Fonte Nova. O triunfo recolocou o Tricolor na zona de classificação do Campeonato do Nordeste 2002 – é o terceiro colocado. Agora, o Esquadrão de Aço concentra todas as sua forças na preparação para um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, o BA-vi, fim de semana que vem, no estádio Manoel Barradas.

No jogo deste domingo, o Tricolor não deu chances para o alvi-negro paraibano, até então, terceiro colocado na competição. Mesmo com o desfalque do volante Bebeto Campos, com amidalite, o Bahia não teve dificuldades de impor seu ritmo.

E a primeira jogada perigosa dos donos da casa surgiu justamente dos pés do substituto de Bebeto – Alan. O meia dominou a bola na área, protegeu, esperou a chegada de Robgol e serviu ao atacante. O artilheiro domina e chutou, mas a bola foi desviada pelo zagueiro e foi à escanteio.

Foi a penas a primeira boa jogada de Alan na partida. Mais uma vez, o jogador foi um dos grandes nomes do Bahia. Com muita velocidade, lucidez e precisão nos passes aos atacantes, o meia deixou o Tricolor mais agressivo. Não foi à toa que o primeiro gol começou no pés de Alan. Mas isso foi aos 36 minutos da etapa inicial.

Antes, o Bahia teve três boas oportunidades de abrir o placar. A primeira, com Preto, que passou por um marcador e, da entrada da área, chutou forte, mas por cima do gol de Isaias.

A segunda, com Alan – de seu campo de defesa, o meia puxou contra-ataque rápido e avançou. Nonato, pela esquerda, e Robgol, pela direita, se apresentaram como opções, contra quatro zagueiros adversários. Alan resolveu prender a bola e, da entrada da área, chutou direto para o gol, mas para fora

A terceira, com Robgol, que recebeu excelente passe de Ramos, no lado esquerdo, na área, de frente para o gol, mas chutou em cima do zagueiro.

Aos 36 minutos, enfim, o Tricolor balançou as redes. Alan fez ótimo lançamento para Daniel, que, livre de marcação, dominou e bateu cruzado, fazendo seu primeiro gol no campeonato.

Enquanto o Bahia mandou no jogo, o Botafogo/PB teve poucas oportunidades, em contra-ataques, aproveitando-se de esporádicas falhas na marcação. Mas os visitantes não conseguiram finalizar bem quando entraram na área tricolor.

No segundo tempo, a superioridade do Bahia foi ainda maior, principalmente após a entrada de Kena, no lugar de Robgol, aos 16 minutos. A substituição fez com que o Bahia criasse uma veloz opção de ataque pelo lado esquerdo, pouco explorado na primeira etapa.

Mas foi pelo lado direito, notavelmente o mais forte do Bahia, que saíram os gols que selaram a goleada.

Aos 13 minutos, Daniel cruzou. Nonato dominou e bateu cruzado, fazendo seu segundo gol no Nordestão 2002.

Aos 18 minutos, o artilheiro voltou a entrar em ação, e em grande estilo. Nonato recebeu passe de Alan, levantou a bola com a perna direita e sem deixar ela cair, disparou uma bomba para o gol, tirando as chances de defesas do goleiro.

O Bahia ainda teve duas boas chances de ampliar. Aproveitando cruzamentos de Kena, Alan e Nonato tentaram marcar o quarto gol, mas falharam nas finalizações – nada que impedisse a festa da torcida tricolor ao final do jogo. Festa que a galera espera repetir no próximo domingo, só que em outro local, o Barradão.