Divisão de Base realiza palestra sobre Saúde Mental no Esporte
Na última terça feira (17) a Divisão de Base do Esquadrão de Aço realizou mais uma palestra formativa da Feira de Desenvolvimento Humano e Saúde Desportiva, abordando a temática da “Saúde Mental no Esporte”.
O evento contou com a participação da psicóloga esportiva Thaíse Coutinho, sob mediação da psicóloga da divisão de base tricolor, Crislane Vieira.
A temática abordada neste 2º encontro da Feira teve a finalidade apresentar aos atletas a importância de conciliar a saúde física com a mental e o seu papel fundamental no desempenho. Foi falado sobre a importância desse trabalho visando evitar em casos de ansiedade, depressão e a pressão que acaba sendo colocada para a construção do alto nível, que se inicia na base e perpassa pelo futebol profissional.
“Pensamos em trazer esse tema como uma forma de aproximar mais os atletas do cuidado mental, que deve ser realizado diariamente, através de pequenos ou grandes hábitos que fazem a diferença durante o seu desempenho e no seu cotidiano fora do clube também. Não conseguimos desassociar o corpo da mente, se não estamos bem em pensamentos, sofremos o impacto disso à nossa volta. Realizamos e promovemos atividades e psicoeducação com o intuito de cada vez mais conscientizá-los sobre essa cautela e as consequências dessa ausência na vida social e na carreira, explicou Crislane Vieira, psicóloga da Divisão de Base tricolor.
A psicóloga e palestrante convidada, Thaise Coutinho, se disse bastante feliz com o convite e dialogou com os atletas sobre como os variados desafios que eles vivenciam na carreira e dentro de campo podem influenciar na sua saúde mental.
“O trabalho preventivo, a partir das intervenções da Psicologia do Esporte, é fundamental para que eles aprendam cada vez mais a lidar melhor com todas as adversidades que possam vir a enfrentar”, afirmou Thaise.
O encontro da Feira também contou com a participação da Escola de Ensino Técnico Irmã Sheila, que proporcionou aos atletas e funcionários tricolores alguns serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações de saúde, dentre outros. Nair Fernanda, coordenadora da Escola de Ensino Técnico se mostrou bastante feliz com a realização do evento e salientou a importância de iniciativas como essa.