Notícias

Daniel é convocado para a Seleção Brasileira

Lateral do Tricolor vai disputar Torneio de Toulon Sub-21, na França – um dos mais tradicionais da categoria.

26 abr 2002 | 17H05

O lateral-direito titular do Bahia, Daniel, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-21 que vai disputar o XXX Festival Internacional “Espoirs” de Toulon, na França, um dos mais tradicionais da categoria. O fax da CBF convocando o atleta chegou à sede do clube no final da tarde desta sexta-feira e foi motivo de comemoração.

Daniel tem que se apresentar à comissão técnica da Seleção Brasileira no próximo dia 3 de maio, no Rio de Janeiro, de onde segue direto para Paris. O Torneio de Toulon vai ser disputado entre os dias 6 e 17 de maio. O Brasil está no Grupo A, juntamente com Inglaterra, China, Polônia e Portugal.

“Fico muito feliz com a convocação, é um sonho realizado. Mas isso é coisa para o futuro. Primeiro, tenho que estar voltado para o jogo com o Náutico, que decide o futuro do Bahia no Campeonato do Nordeste”, declarou o jogador ao saber da notícia.

A carreira

Daniel Alves da Silva nasceu em 6 de maio de 1983, na cidade de Juazeiro/BA, tem 1,71 m e 64 Kg. Esta é sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.

Ele começou a carreira nas Divisões de Base do Juazeiro Social Clube/BA, mas logo cedo se transferiu para as categorias inferiores do Bahia, onde conquistou o título do Torneio Internacional da França, em 2001.

Na reta final do Campeonato Brasileiro de 2001 com as contusões do titular Denílson e do reserva imediato Mantena, Daniel teve sua primeira chance de começar uma partida, no dia 11 de novembro, no triunfo por 3×0 sobre o Paraná, na Fonte Nova. O jovem lateral não decepcionou.

Daniel jogou com ousadia, mostrou excelente prepara físico, marcou com eficiência, apoiou bastante o ataque e foi o grande destaque do jogo, sofrendo um pênalti e dando passe para um dos gols. A atuação brilhante fez a galera exigir, em coro: “Ah! Ah! Ah! Daniel é titular”. O experiente técnico Evaristo de Macedo atendeu aos pedidos e Daniel não saiu mais da equipe.

Em 2002, mesmo com Bobô assumindo o cargo de treinador, Daniel continua titular absoluto do Bahia. “Acho que, por seu talento, e pela falta de bons valores no país para a posição dele, o Daniel é forte candidato a integrar a Seleção Brasileira num futuro próximo”, profetizou o treinador que o lançou nos juniores do Bahia, Marcelo Chamusca.

Veja a lista completa dos jogadores convocados

Goleiros
Rubinho (Corinthians) e Diego (Palmeiras)

Laterais
Daniel (Bahia), Ânderson (Flamengo) e Maxwell (Ajax)

Zagueiros
Edu Dracena e Glauber (Guarani), Marquinhos (Corinthians) e Matheus (Eintracht Frankfurt)

Meio-campo
Fabio Rochemback e Motta (Barcelona), Eduardo Costa (Bordeaux), Walker (Ajax), Pinga (Siena Spa) e Rodrigo Couto (Vasco);

Atacantes
Robert (Servett), Ewerthon (Borussia Dortmund) e Dagoberto (Atlético-PR).

Técnico: Marcos Paquetá