Notícias

Corpo e mente

Garotos da base participam de oficina de capoeira

16 mar 2019 | 14H21

Os atletas das divisões de base do Esporte Clube Bahia tiveram a oportunidade de participar, na tarde de ontem (15), de uma roda de capoeira promovida pelo Grupo Ginga Mundo.

A cada 15 dias, os garotos da base poderão participar de rodas como a realizada hoje. Essas oficinas fazem parte das ações de um dos eixos do desenvolvimento humano do clube que visa trabalhar o corpo e a mente. Durante o mês de março, os atletas tricolores terão acesso às oficinas de Capoeira e de Yoga.

Para Eduardo Tucano, mestre que comandou a roda, a capoeira é um veículo educacional que tem o poder de socializar uma vez que é praticada em grupo, minimizando o individualismo. Segundo ele, a capoeira oferece um aprendizado múltiplo ao promover o elo entre a cultura, história e música ao mesmo tempo em que traz, para os atletas, um ganho no condicionamento físico, na flexibilidade e na concentração. Além disso, é uma modalidade prazerosa e lúdica que faz com que os praticantes possam relaxar do stress do dia a dia até mesmo dos treinamentos.

Sobre a Yoga um dos preparadores físicos do clube, Daniel Feliú, afirma que a prática gera, além do desenvolvimento físico, melhorias na concentração, na atenção e no foco. Segundo Daniel Feliú a modalidade auxilia o atleta a se sentir mais disposto, a melhorar seu auto-conhecimento contribuindo, assim, com vários aspectos da vida do praticante. Dessa maneira, a performance esportiva e a comportamental são beneficiadas.

O Eixo Corpo e Mente faz parte do “Programa de Desenvolvimento Humano” proposto pelo tricolor que é composto por mais 3 eixos: “Consciência e Cidadania”, “Cultura e Artes” e “Educação Formal e Formação Técnica”.

O programa, que caminha junto com o “Programa de Desenvolvimento Esportivo”, tem o objeto de ampliar a formação humana dos jovens atletas contribuindo com a formação integral do sujeito.

Em dezembro de 2018 o clube foi convidado para apresentar o programa de desenvolvimento humano em um evento promovido pela CBF. Ações como essas reforçam o quanto o clube está envolvido com a formação integral de seus atletas tricolores.

Galeria de Fotos