Notícias

Consciência Negra

Base promove evento no Novembro Negro

04 dez 2019 | 17H24

O Departamento Social da Divisão de Base do Bahia realizou sua II Semana da Consciência Negra para seus atletas em formação e colaboradores. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro e teve como tema “Empoderamento e empreendedorismo do jovem negro periférico”. A atividade ainda contou com um desfile de moda com participação de alguns atletas.

O Projeto Jovens Periféricos foi o parceiro do Esquadrão no evento. Fundado em 2017, por Jadison Palma, o projeto funciona em 3 sedes com quase 700 jovens matriculados, e oferta oficinas de moda, teatro, música, dança e outros. Palma, morador do Subúrbio Ferroviário, criou o projeto com o objetivo de trazer visibilidade aos jovens da periferia com arte e cultura, ingressando estes no mundo acadêmico e mercado de trabalho.

Na atividade palestraram Jadison Palma, o jornalista Vivaldo Santos e Naiara Gomes, antropóloga e representante da Marcha do Orgulho Crespo.

“Falar sobre o povo negro e sobre o racismo nos traz relevantes reflexões e inserções que precisam ser construídas e reconstruídas diariamente. Falar da sua importância histórica e cultural é trazer para todos a importância dos nossos ancestrais, além da posição do negro na sociedade contemporânea”, relata Aline Castro, psicóloga social do Tricolor de Aço.

Galeria de Fotos