Notícias

Começa instalação de equipamentos para monitoração da Fonte

Gerente Comercial da Tecnofortes explica como vai funcionar processo de instalação e funcionamento do sistema de câmeras que vai monitorar o estádio na partida contra o Cruzeiro.

10 dez 2003 | 17H49

Começou na tarde desta quarta-feira a instalação dos cabos necessários para o monitoramento eletrônico, via câmeras de vídeo, da Fonte Nova para o jogo entre Bahia e Cruzeiro, no próximo domingo. O serviço está sendo realizado pela Tecnofortes Sistemas de Segurança, empresa especializada contratada pelo Tricolor.

O gerente comercial da Tecnofortes, Edson Simões, que está supervisionando a instalação do sistema, explica as etapas do processo. “Até domingo, vamos implantar todos os cabos que viabilizam o funcionamento da comunicação interna do monitoramento eletrônico. São mais de 8 mil metros de cabos”.

Simões disse ainda que, nos próximos dias, serão demarcados os locais e implantados os suportes para as câmeras de vídeos. As câmeras só vão para o estádio no dia do jogo. “Serão 16 câmeras, sendo que 14 são fixas e ficam nos portões de entrada do estádio. Duas são móveis, ficam instaladas em duas extremidades opostas e possuem o advento do zoom, que possibilita a aproximação das imagens”.

O monitoramento eletrônico do Otávio Mangabeira conta ainda com dois monitores de vídeo e um computadorizado. Os primeiros servem para controlar as imagens das câmeras fixas. O segundo contém o controle das móveis. Todas as imagens, digitalizadas, vão ser armazenadas em CDs. “Vamos ter quatro funcionários trabalhando na cabine de monitoração. Eles vão estar em contato constante com os responsáveis pela segurança, através de pontos eletrônicos”, completou Simões.

O Bahia solicitou carga de 60 mil ingressos para a partida contra o Cruzeiro. O clube só pode contar com tal presença de torcedores por ter adequado a Fonte Nova ao Estatuto do Torcedor. Além do monitoramento eletrônico, o Tricolor custeou a numeração de todos os lugares do estádio, processo que começou na semana passada e termina nesta quinta-feira.