Notícias

Bate-papo educacional com Vera Guimarães

Esposa do presidente do Bahia conversa com a Secretária Municipal de Educação, Dirlene Mendonça no mais novo espaço do eusoubahia.com.

21 ago 2002 | 14H10

O eusoubahia.com está inaugurando um novo espaço na seção do Amigos do Bahia. Trata-se do “Bate-papo educacional com Vera Guimarães”. Nele, uma das diretoras e idealizadoras do Amigos do Bahia, Vera Guimarães, esposa do presidente do clube, Marcelo Guimarães, vai estar conversando sobre educação com uma personalidade. Neste primeiro bate-papo, a convidada é a Secretária Municipal de Educação de Salvador, Dirlene Mendonça.

Vera Guimarães – Diga para nós, Dirlene, não só na condição de educadora, mas também como mãe dedicada que você é, o que você pensa dos seus alunos da cidade de Salvador?

Dirlene Mendonça – “Olha Vera, nós da Secretaria Municipal de Educação estamos nos esforçando ao máximo para oferecer aos jovens alunos de Salvador aquilo que de melhor eles podem receber – a educação.

Eu acredito que a educação pública é viável, contanto que seja transmitida com emoção, entusiasmo e alegria. Para que isso seja possível, nós temos que contar com inúmeros parceiros. Na parceria da educação, o elemento principal é o professor.

Cabe a nós estimularmos o professor para que ele entenda seu papel no processo da educação, porque aqui da Secretaria eu não tenho contato direto com todas as crianças. Os professores têm que ser multiplicadores do nosso trabalho, acreditando e entendendo a força do seu papel no processo educacional.

Aqui em Salvador, felizmente, os professores têm ciência da sua função a estão cumprindo muito bem, em geral. Mas estamos lutando para que eles tenham um comprometimento ainda maior. Meu desejo é que todos os educadores sejam comprometidos com seu trabalho educacional, assim como você, Vera.

Só um professor bem preparado pode oferecer uma educação qualificada e formar um grande aluno. Digo isso porque, para mim, a vitória do professor é a vitória do aluno.

Contudo, apenas o esforço do professor não é suficiente. É preciso que a criança entenda que a escola e a educação são fundamentais para a sua vida. Precisamos contar também com a ajuda dos pais e responsáveis, que têm que matricular seus filhos na idade certa e zelar pela regularidade dos estudos deles, porque a educação é um dever de todos”.

Prezado leitor,

Dê a sua opinião sobre esta entrevista e, também a sua sugestão de uma personalidade da área educacional e cultural que você gostaria que fosse entrevistado.

Sugestões e opiniões através do e-mail – vlguimaraes@msn.com.