Notícias

Bate-papo educacional com Vera Guimarães

Nesta quinzena, esposa do presidente Marcelo entrevista diretora do Museu Teixeira Leal, Eliene Dourado.

19 set 2002 | 11H56

Entrevista realizada no dia 6/09/2002, com a Senhora Eliene Dourado Bina, diretora do Museu Teixeira Leal/ Memorial do Banco Econômico, localizado em Salvador/BA.

Vera– Prezada amiga Eliene, você, como diretora do Museu Eugenio Teixeira Leal, pode nos dizer qual a importância, e o que este Museu oferece aos jovens da nossa cidade para o seu crescimento educacional?

Eliene- O Museu Eugenio Teixeira Leal contribui efetivamente com o desenvolvimento das redes pública e particular de ensino, através do Programa Museu Escola, oferecendo programações extracurriculares que permitem ao aluno ampliar conhecimentos técnicos e práticos acerca da história do dinheiro.Apresentamos ao público, através de slides, a história do dinheiro no Brasil e no mundo, desde a época em que o homem primitivo praticava o escambo, troca de mercadorias, até os dias atuais com o padrão monetário real. Após a explanação, os participantes são conduzidos por pedagogas às salas de exposição permanente, onde podem observar objetos que ilustram atividades bancárias, medalhas e condecorações nacionais e internacionais, bem como manusear as vitrines e painéis interativos.O Museu também oferece oportunidades de estágios, projeções cinematográficas, vídeos, cursos, palestras, seminários e biblioteca especializada em História da Bahia. A visitação é gratuita.

Vera- Eliene, como foi a sua caminhada profissional até chegar ao cargo de diretora deste Museu tão importante para a nossa cidade?

Eliene- Sou museóloga e pedagoga. Em 1994, após minha admissão no Banco Econômico, fui contratada como responsável pelo setor de Dinamização do Museu Teixeira Leal, assumindo o Setor Educativo. Em abril de 2001, fui convidada por Dr.Ademir Clavel para ocupar o cargo de direção deste Museu.A excelente equipe deste Museu, juntamente com o Dr.Ademir, resultou em um bom trabalho em benefício da comunidade. Estamos orgulhosos com os objetivos atingidos em tão pouco tempo.

Vera- Diga Eliene para todas as jovens que hoje estão em busca da realização profissional,como você consegue conciliar com sucesso a sua vida de mãe e esposa com a sua vida profissional.

Eliene- A crise financeira pela qual o país atravessa, a globalização e os atrativos da vida moderna exigem muito do profissional, que precisa estar se reciclando. Assim, conciliar as funções profissionais às atribuições de mãe e esposa, torna-se uma tarefa difícil, levando-se em consideração as exigências em todos os setores.Porém torna-se fácil quando se estabelece uma boa infra-estrutura no trabalho e em casa, onde cada um deve desempenhar bem as suas atividades.

Vera- Eliene, diga para os nossos leitores como eles podem entrar em contato para visitarem o Museu Eugenio Teixeira Leal.

Eliene- O Museu está localizado no Pelourinho, e o telefone para contato é 321-83 08 e 321-8023.

Prezado leitor,

Dê a sua opinião sobre esta entrevista e, também a sua sugestão de uma personalidade da área educacional e cultural que você gostaria que fosse entrevistado.

Sugestões e opiniões através do e-mail – vlguimaraes@msn.com.