Notícias

Base em ação

Dep. Psicossocial inicia temporada do programa “Quem é você?”

21 abr 2021 | 11H50

O Departamento Psicossocial do Futebol de Base do Esporte Clube Bahia está promovendo diversas ações com o intuito de contribuir com a formação integral dos seus atletas.

O projeto “Quem é você?” compõe o quadro de ações integradas do departamento. Esse projeto deve ser aplicado às categorias iniciais, como Sub-14 e Sub-15, uma vez que ele visa a integração, a aproximação entre os atletas que estão ingressando na Base. A segunda edição do programa foi iniciada em fevereiro de 2021. A primeira edição aconteceu no ano anterior.

Muitas vezes os atletas estão perto fisicamente, treinando diariamente, mas não conhecem a história, a personalidade, os costumes dos companheiros de equipe. Trazer essas questões para uma equipe é trabalhar a empatia e representatividade por cada história contada.

“Além dos conteúdos sistemáticos, como a comunicação verbal e escrita, trabalhamos a criatividade, a subjetividade do sujeito, a identidade, o pertencimento àquela equipe, planejamento de carreira, e proporcionamos a vivência de uma prática tão comum no futebol: ser entrevistado”, comenta Millena Pinheiro, pedagoga do clube.

“A construção da identidade perpassa pelo conhecimento do outro e sua história de vida, possibilita ao atleta cidadão o desenvolvimento físico, social e emocional, principalmente dentro da formação do esporte de alto rendimento. Conhecer a trajetória de cada indivíduo, estreita laços culturais e afetivos”, ressalta Aline Castro, coordenadora psicossocial.