Notícias

Bahia x tabus

Tricolor luta para vencer o Caxias pela primeira vez e para acabar com os nove meses sem vitórias longe da Bahia.

15 jul 2005 | 11H38

De Caxias do Sul/RS,
Darino Sena

O Bahia entra em campo logo mais contra o Caxias com a obrigação de quebrar dois tabus para começar a arrancada rumo à classificação no Brasileirão 2005. Há mais de nove meses o time não vence fora da Bahia e jamais bateu o Caxias.

O último triunfo fora do estado foi em 1o de outubro de 2004, pela fase final da Série B daquele ano. A vítima foi o Marília, que perdeu por 1 a 0, com gol de Henrique. Este ano, o máximo que o Bahia conseguiu na competição, fora da Fonte Nova, foram empates com Ceará e Guarani.

O tabu contra o Caxias tem quase 27 anos, mas não assusta tanto. Afinal, neste período, os clubes só se enfrentaram duas vezes. A primeira foi em 23 de julho de 1978, pelo Campeonato Brasileiro, um empate em 1 a 1, no estádio Centenário, o mesmo palco do jogo de logo mais. O segundo, foi em 11 de setembro do ano passado e o Caxias levou a melhor – 1 a 0, no mesmo Centenário.

“Chegou a hora da superação. De superar os nossos limites e os nossos adversários. Os tabus vão cair como conseqüência da nossa vontade e luta”, disse o zagueiro Gabriel.