Notícias

Bahia tem vantagem sobre o Grêmio em Brasileiros

Tricolor baiano não perde na Fonte Nova para os gaúchos há 8 anos.

11 set 2002 | 05H24

O Bahia tem uma “apertada” vantagem nos confrontos diretos contra o Grêmio em Campeonatos Brasileiros. Dos 20 jogos realizados, o Tricolor baiano venceu 6, perdeu 5 e empatou 9, marcou 22 gols e sofreu 19.

O bom desempenho do Bahia pode ser explicado pelo fato de mais da metade dos jogos contra os gaúchos em Brasileiros, 13 deles, terem sido realizados na Fonte Nova, onde o Esquadrão de Aço tem o bom aproveitamento de 57% dos pontos disputados e não perde há 8 anos.

E foi justamente jogando em casa que o Bahia registrou a maior goleada da história dos confrontos com o Grêmio – 4 a 1, em 7 de abril de 1985, pelo Brasileirão daquele ano, com gols de Ronaldo Marques (2) e Marinho (2).

Fora do Campeonato Brasileiro, Bahia e Grêmio se enfrentaram cinco vezes, sendo duas pelo extinto Torneio Robertão, duas pela Copa do Brasil e uma em amistoso – e a vantagem é gaúcha. O Campeão Mundial de 1981 venceu três jogos, perdeu dois, marcou 6 gols e sofreu 4 – números que deixam tudo igual no histórico geral dos embates entre os clubes, ou seja, 25 jogos, 8 triunfos para cada lado, 9 empates, 25 gols gaúchos e 26 baianos.

Os últimos encontros entre Bahia e Grêmio têm sido marcados pelo equilíbrio – os três mais recentes terminaram empatados. O último deles aconteceu em 20 de setembro de 2001, pelo Brasileirão, debaixo de muita chuva, e terminou em 1 a 1. Robgol marcou o tento baiano.

Curiosidades

Os placares mais comuns das partidas envolvendo Bahia e Grêmio são – 0 a 0, 1 a 0 e 2 a 1, que já se repetiram cinco vezes cada. O artilheiro do Tricolor baiano nos confrontos é o atacante Charles, ídolo do clube no final dos anos 80, que balançou as redes em três oportunidades contra os gaúchos.