Notícias

Bahia tem a melhor defesa do Nordestão

Time só tomou 4 gols em 6 jogos. Jogadores dizem que forte marcação e entrosamento explicam sucesso da defesa.

19 fev 2002 | 20H45

O Bahia vem conseguindo conter a fome de gols dos atacantes do Campeonato do Nordeste 2002, os principais responsáveis pela altíssima média de gols da competição – 2,97 gols por partida. O número é bem superior à média do Brasileirão do ano passado – 1,3 gol por jogo. A defesa do Tricolor é a melhor do Nordestão, com apenas quatro gols sofridos em seis jogos.

Na opinião do goleiro menos vazado do certame, Emerson, uma das explicações para o sucesso da defesa do Bahia é esquema tático da equipe, um 3-5-2 com dois volantes no meio de campo.

“Esse sistema possibilita uma estabilidade grande ao setor defensivo, pois, antes de chegar a nossa área para enfrentar três zagueiros, o adversário tem pela frente uma marcação forte no meio”.

Já o zagueiro Ramalho diz que o entrosamento entre os três defensores é o segredo da zaga tricolor.

“Apesar do Valdomiro ter entrado no time este ano, já nos conhecíamos bem, pois treinávamos juntos no ano passado. Com o Jean Elias, joguei bastante durante o Brasileirão. Isso facilita as coisas, principalmente o posicionamento. Cada um sabe onde o outro está e onde ficar. Com isso, ninguém invade a área de cobertura de ninguém. Assim, dá para fechar bem os espaços do adversário”.