Tricolor derrotou rival por 3 a 1, no primeiro jogo da decisão, na Fonte Nova. Agora, pode até perder por um gol, no Barradão, para ser Bicampeão Estadual de Juniores.
O time júnior do Bahia venceu o Vitória da Bahia, por 3 a 1, na tarde deste domingo, no primeiro jogo da final, e deu um passo importantíssimo rumo à conquista do Bicampeonato Estadual da categoria. A partida foi disputada na Fonte Nova, debaixo de muita chuva. Os gols do Tricolor foram marcados por Neto, Luís Alberto e Jair.
Com o resultado, o Bahia reverteu a vantagem e agora pode até perder um gol de diferença no jogo de volta, que acontece na próxima quinta-feira, no estádio Manoel Barradas.
As equipes terminaram a partida com um jogador a menos – Glauciano, do Bahia, e Felipe Saad, do Vitória da Bahia, foram expulsos. Melhor para o Tricolor, que fez dois de seus três gols entre os 20 e os 35 minutos do segundo tempo, período em que tinha a vantagem de um atleta.
O jogo
Atuando com cinco jogadores do elenco profissional – Daniel, Jair, Neto, Luís Alberto e Kena -, jogando em casa e precisando vencer, o Bahia foi para cima do rival. Logo aos dois minutos, Kena desceu rápido pela esquerda e cruzou para Luís Alberto, que chutou para fora.
Mesmo mostrando uma maior preocupação defensiva, o Vitória não se mostrava uma presa fácil e equilibrava o jogo, aproveitando falhas de marcação do Bahia para contra-atacar.
Num contra-golpe rápido e envolvente, o rubro- negro quase abriu o placar, aos 13 minutos. Gilmar encontrou Nadson, livre na área. O atacante bateu direto, mas Magno saiu bem do gol e fez uma bela defesa.
O Bahia respondeu aos 19 minutos. Marcelo passou pelo marcador, invadiu a área pela direita e cruzou na medida para Kena, que dividiu com o zagueiro e acabou mandando a bola para fora.
Com mais volume de jogo, o Bahia continuou pressionando. Aos 25 minutos, Daniel fez jogada de craque, passou por três e deixou Luís Alberto de cara para o gol. O artilheiro tricolor na competição dominou e chutou de virada, forte demais, e a bola passou por cima do travessão.
Foi a primeira das grandes jogadas do lateral-direito da seleção brasileira sub-21 na partida. A estrela de Daniel, o melhor em campo, continuou a brilhar, aos 25 minutos. A jovem promessa passou por dois, na direita, puxou para o meio, deixou mais um para trás e emendou para o gol – a bola raspou o travessão, mas saiu.
Aos 30 minutos, outra bola saída dos pés de Daniel quase resultou em gol. O lateral cobrou falta perfeita, na medida para Jair, que acabou cabeceando para fora.
O Vitória da Bahia só voltou a assustar nos cinco minutos finais, explorando contra-golpes. Num deles, Nadson recebeu na área, mas foi travado por Glauciano na hora do arremate final. Em outro, Gilmar cruzou da esquerda para Nadson, mas Gustavo cortou.
No segundo tempo, o jogo permaneceu equilibrado e disputado até os 17 minutos, quando o Bahia abriu o placar. Daniel cobrou falta da esquerda na cabeça do capitão Neto, que desviou pra o fundo das redes.
Três minutos depois, o zagueiro do Vitória da Bahia, Felipe Saad, fez falta violenta no meio, recebeu o segundo cartão amarelo e, conseqüentemente, o vermelho.
A expulsão bagunçou o esquema do técnico rubro-negro Nelsinho, que foi obrigado a tirar seu melhor atacante para recompor o trio de zagueiros. Com a entrada de Joelson no lugar de Nadson, o Vitória da Bahia perdeu seu ponto de referência lá na frente e tinha sérias dificuldades em armar sua principal jogada ofensiva, os contra-ataques.
O Bahia, que não tinha nada a ver com isso, se aproveitou da vantagem para fazer mais dois gols.
Aos 27 minutos, Marcelo lançou da direita, Luís Alberto se antecipou a Felipe e deu um toque sutil, de cabeça, para fazer seu nono gol no Baiano.
Dois minutos depois, Jair recebeu lançamento na área, a zaga do adversário parou pedindo impedimento e o meia, sozinho, tocou com categoria, na saída do goleiro, e fez o terceiro do Tricolor.
O time do técnico Alexandre Coutinho persistiu em busca de mais um gol até os 35 minutos, quando Glauciano tomou o segundo amarelo e foi expulso devido a uma falta cometida na lateral.
Com 10 contra 10, o Vitória da Bahia encontrou forças para reagir, reequilibrou a partida e conseguiu diminuir, aos 39 minutos, com Leandro Domingues, que aproveitou cruzamento da direita para fazer um belo gol, de voleio.