Notícias

Bahia perde jogo e chance de voltar ao G-8

Com derrota para o Guarani, volta do tricolor à zona de classificação do Brasileirão é adiada para próxima rodada.

28 out 2001 | 19H00

O Bahia perdeu a chance de retornara à zona de classificação do Brasileirão 2001, ao ser derrotado, por 2×1, pelo Guarani, neste domingo, na cidade de Campinas. Os gols só saíram no segundo tempo. Henrique e Sinval marcaram para o time da casa. Marcus Vinícius fez o tento tricolor. O próximo jogo do Bahia neste Brasileiro é domingo, contra o Botafogo/ SP, na Fonte Nova.

O 0x0 no primeiro tempo foi um retrato fiel do jogo naquela etapa – muitos passes errados, faltas e poucas jogadas ofensivas, até mesmo pela formação tática de Bahia e Guarani, que jogavam com três zagueiros. A partida transcorreu num ritmo lento. Os jogadores se poupavam devido ao forte calor em Campinas. Não houve um predomínio técnico de uma equipe sobre a outra.

A melhor chance do primeiro tempo foi do Guarani, aos 14 minutos. Eduardo Marques recebeu na área, tirou Ramalho do lance e bateu forte, cruzado. Emerson fez uma defesa sensacional e mandou a bola, que passou sobre o travessão, para escanteio.

Já o Bahia não chegou a assustar o goleiro Gléguer, a não ser num chute de fora da área de Fábio Costa, que o guarda-metas mandou para escanteio.

A defesa tricolor fazia uma boa partida, exercendo eficiente marcação. O destaque foi o jovem Valdomiro. Estreando com titular neste nacional, o zagueiro mostrou bastante personalidade. Mas o ataque tricolor não estava sendo municiado pelos homens de meio-de-campo, o que explica a escassez de lances ofensivos do Bahia na primeira etapa.

Para o segundo tempo, apesar da monotonia da partida, os técnicos não promoveram alterações e o jogo começou da mesma forma que na primeira etapa.

A diferença começou a aparecer quando o Bahia passou a dar espaço para o Guarani, afrouxando a marcação no meio de campo. O time campineiro se aproveitou dos “buracos” abertos para fazer dois gols em dois minutos.

Aos 24 minutos, livre de marcação, Henrique bateu forte de fora da área e chutou certeiro, no ângulo superior direito de Émerson. Um golaço.

Aos 26 minutos, Mantena falhou na cobertura, Jadílson foi até a linha de fundo, pela esquerda, e cruzou para Sinval, dentro da pequena área, completar para o fundo das redes.

Com o placar adverso, Evaristo de Macedo foi forçado a colocar o terceiro atacante em campo. Alex Alves entrou no lugar de Mantena e passou a formar o “trio de frente”, junto com Robgol e Marcus Vinícius, que havia substituído Nonato.

E a mudança surtiu efeito. Aos 29 minutos, Alex Alves foi até a linha de fundo, pela direita, e cruzou para a área. Gléguer desviou. No rebote, Marcus Vinícius aproveitou para marcar.

Após o gol, o Bahia equilibrou a partida e passou a pressionar o Guarani, em busca do empate. Mas o tricolor não conseguiu criar jogadas perigosas na área adversária.

Todo à frente, a equipe de Evaristo proporcionava o contra-ataque para o Bugre. Assim, após rápido contra-golpe, aos 44 minutos, Sinval é que teve a grande chance de ampliar a vantagem alviverde.

O atacante recebeu livre de marcação na área e tocou na saída de Emerson. A bola foi para fora. Foi a última grande jogada da partida.