Notícias

Bahia perde Alemão

Funcionário mais antigo do Bahia, com 50 anos na função, massagista morre de insuficiência cardiáca, aos 73 anos.

10 set 2003 | 14H20

A Nação Tricolor está de luto. Mais antigo funcionário do clube, o massagista José Lourival dos Santos, o “Alemão”, morreu às 12h30min desta quarta-feira, no hospital Jorge Valente, em Salvador, vítima de uma insuficiência cardíaca. Alemão, de 73 anos, vinha tendo constantes crises nos últimos meses e passou algumas vezes pela UTI do hospital, onde estava internado, pela última vez, desde a quarta-feira.

O corpo de de Alemão vai ser sepultado nesta quinta-feira, às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, onde está sendo velado. Os gastos com o enterro serão todos arcados pelo Bahia.

O Esporte Clube Bahia, que custeou todo o tratamento de Alemão, vai marcar presença no enterro deste que é um dos grandes personagens da história do clube – com 50 anos de serviços prestados ao Esquadrão de Aço.

“Toda a família tricolor está muito triste e sentindo a perda de Alemão, uma pessoa que dedicou quase a totalidade da sua vida ao Bahia. Somos muito gratos por tudo que ele fez pelo Tricolor. Ele era um abnegado, uma pessoa honesta, dedicada e apaixonada, que ajudou a construir a história do clube, pelo qual nutria um amor imenso e incondicional. Perdemos não só um funcionário, mas um dos nossos maiores patrimônios históricos”, declarou o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães.

José Lourival dos Santos, o Alemão, nasceu em Salvador, no dia 10 de março de 1930. Começou a trabalhar no Bahia no dia 18 de novembro de 1953, como massagista – no fim deste ano faria 50 anos de função. Alemão virou símbolo do Tricolor pelo misticismo – ele sempre montava um altar com velas no vestiário para ajudar o time a vencer. De alguma forma, a crença de Alemão ajudou o Esquadrão – com ele, o Bahia foi Campeão Brasileiro duas vezes, em 1959 e 1988.

Em 2001, em sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado pelos 70 anos do Bahia, Alemão foi homenageado com uma placa pelos serviços prestados ao Tricolor.