Notícias

Bahia não perde para Atlético no Mineirão há quase 6 anos

Se mantiver o tabu nesta quarta-feira, Tricolor fica bem perto da vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

08 abr 2002 | 17H40

O Bahia enfrenta o Atlético/MG, nesta quarta- feira, no Mineirão, em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil com um tabu a seu lado – o Tricolor não perde para o Galo no estádio há quase seis anos.

A última derrota do Bahia para o Atlético/MG no Magalhães Pinto aconteceu no dia 29 de setembro de 1996. De lá para cá, os clubes se enfrentaram duas vezes no estádio – um empate em 0x0 pela Copa JH 2000; e uma vitória do Tricolor por 1×0, que eliminou o oponente da Copa do Brasil de 1999.

Bebeto Campos, autor do gol daquele triunfo, se lembra bem da partida. “A gente tinha empatado em um a um na Fonte Nova e precisava vencer para passar de fase. O técnico da época, Joel Santana, armou um esquema cauteloso e, no contra-ataque, acertei um chute de fora da área e tive a felicidade de fazer o gol da classificação”.

Apesar do bom desempenho contra o Galo nos últimos anos, o Bahia leva desvantagem no retrospecto histórico. Até hoje, o Esquadrão de Aço jogou com o Atlético/MG 43 vezes – 11 vitórias, 20 derrotas, 12 empates, 38 gols pró e 60 gols contra.

O último Bahia x Atlético aconteceu em 9 de setembro de 2001, na Fonte Nova e foi válido pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor deu um verdadeiro baile e “depenou” o Galo, com uma goleada por 4×0, num dia em que tudo deu certo e a Nação Tricolor pôde fazer a festa. Emerson pegou pênalti, Preto fez dois gols e Nonato também, só que um deles, um golaço, com direito a banho de cuia no zagueiro Marcelo Djean – gol que foi eleito pelos internautas do Site Oficial do Brasileirão o mais bonito da competição.