Notícias

Bahia goleia e segue em frente na Copa do Brasil

Tricolor mantem 100% de aproveitamento, sem tomar gols e é o único baiano na competição.

13 mar 2002 | 11H30

O Bahia manteve duas importantes marcas na Copa do Brasil 2002 ao golear o América/RN por 3×0 e conseguir a classificação à próxima fase, nesta quarta-feira, na Fonte Nova. O Tricolor tem um aproveitamento de 100% (venceu os três jogos disputados) e ainda não tomou gols na competição. Em contrapartida, o time de Bobô já balançou as redes dos adversários seis vezes.

Contra o América/RN, Preto, Daniel e Nonato, aproveitando um passe magistral de Robgol, com o calcanhar, foram os responsáveis pelos gols no triunfo que fez do Tricolor o único Baiano a seguir no certame nacional, uma vez que Juazeiro e Vitória da Bahia já foram eliminados.

No jogo de hoje, o Bahia não teve difiuldades em impor o seu ritimo. Apesar de precisar apenas do empate, por ter vencido o jogo de ida, em Natal, por 1×0, o Tricolor foi para cima do América/RN.

Depois de perder boas chances de marcar, com Alan, Nonato e Robgol, o Bahia abriu o placar aos 21 minutos. Preto cobrou falta próximo à grande área, a bola passou pela barreira, pelo goleiro e entrou.

Porém, o bandeirinha Júlio Bezerra entendeu que a bola tinha desviado em Robgol antes de entrar. Na visão do auxiliar, o atacante estaria impedido. Por isso, Bezerra levantou a bandeira apontando irregularidade no lance.

Mas o árbitro Emerson Sobral não considerou a interpretação de seu auxiliar e validou o primeiro gol do Bahia.

Jogando com desenvoltura, de maneira rápida e envolvente, tocando bem a bola no meio-de-campo, pressionando o adversário e saindo com velocidade nos contra-golpes, o time do Bahia mostrou-se bem adaptado ao novo esquema tático implantado, o 4-4-2.

Ao lado de Preto, Alan, responsável pela armação das jogadas no meio, foi um dos que mais se destacaram na nova maneira de jogo. O jogador foi uma espécie de cérebro do time, coordenando e organizando a maioria das jogadas de ataque.

Numa delas, Alan lançou para Robgol, na área. De primeira, o atacante passou, com o calcanhar, num toque genial, para Nonato, livre, encher o pé e fazer o segundo gol do Tricolor, aos 37 minutos. Um golaço!

No segundo tempo, por já estar com a classificação praticamente garantida, o Bahia relaxou, afrouxando a marcação no meio de campo, dando chances para o América/RN diminuir o placar.

Na melhor delas, Helinho invadiu a área e mandou a bola na trave direita de Emerson. Com defesas importantes, aliás, o goleiro foi grande responsável pelo Bahia ter permanecido sem sofrer gols na Copa do Brasil 2002.

Mesmo dando chances aos potiguares, o Bahia não perdeu sua força ofensiva. Aos 13 minutos, Alan quase fez um gol de placa. Na área, ele passou por um marcador, colocou a bola entre as pernas de outro e bateu cruzado, mas a zaga acabou afastando o perigo.

Para aumentar ainda mais o poder de fogo do Bahia, Bobô trocou a dupla de ataque, aos 22 minutos, tirando Robgol e Nonato, e colocando Kena e Sérgio Alves.

Apesar dos dois terem entrado muito bem, eles acabaram não paticipando da jogada que originou o terceiro gol, que aconteceu aos 27 minutos, quando Alan fez um cruzamento perfeito na cabeça de Daniel, que marcou seu segundo gol na competição.

O Bahia ainda teve o meia Neto, que substituiu Ramos, expulso, aos 33 minutos, após tomar o segundo catão amarelo. Mas o fato de atuar com um jogador a menos até o fim da partida não chegou a ameaçar a soberania tricolor em campo.

O próximo adversário do Bahia na Copa do Brasil é a Portuguesa/SP, que eliminou o Criciúma/SC. A data e o local das partidas ainda não foram definidos.