Troféus conquistados por Emerson e Preto são primeiros depois que Charles ganhou como artilheiro, em 1990.
As premiações de Emerson e Preto com a Bola de Prata da revista Placar em 2001 são as primeiras de jogadores do Bahia em 11 anos. A última vez que um atleta do clube havia ganho este que é um dos prêmios mais importantes do futebol do país foi em 1990, quando Charles recebeu o troféu, por ter sido artilheiro do Brasileirão daquele ano, com 11 gols.
As Bolas de Prata de Preto e Emerson elevam para nove o números de prêmios recebidos por jogadores tricolores na história.
Além dos dois e de Charles, o zagueiro Pereira, os meias Paulo Rodrigues e Bobô, em 1988; o atacante Jésum, em 1978; o lateral Perivaldo, em 1976; e o goleiro Picasso, em 1970, foram eleitos pela Placar como melhores jogadores de suas posição em edições do Campeonato Brasileiro vestindo a camisa do Bahia.
Os vencedores da Bola de Prata integram a Seleção de Placar de cada edição do Brasileiro. Em 2001, é a segunda vez que o tricolor tem mais de um jogador neste selecionado. A outra oportunidade foi em 1988, ano que o Bahia foi Campeão Nacional – Pereira, Paulo Rodrigues e Bobô, grandes responsáveis pelo título, fizeram parte da Seleção do campeonato.