O empate em 2 x 2 manteve o Esquadrão de Aço na 9ª colocação.
Por Jayme Brandão
Jogando no Estádio de Pituaçu, que recebeu o bom público de quase 15.000 torcedores, o Bahia empatou em 2 a 2 com o Figueirense, resultado que manteve o Tricolor na 9ª posição da Série B, com 17 pontos conquistados e a três pontos do G4.
Desde o início da partida, o Figueirense mostrou porque é a equipe com o melhor aproveitamento fora de casa e explorava as jogadas de contra ataque, levando perigo a meta do goleiro Renê, que nada pode fazer para evitar o primeiro gol do visitante, aos 13 minutos, através de William, que completou o cruzamento vindo da direita.
Antes de sofrer o gol, o Esquadrão de Aço já havia criado uma boa chance, através de Rogerinho, que chutou na rede pelo lado de fora.
O Bahia não se abateu e pressionou o adversário, tanto que aos 28 minutos, Hélder lançou Ananias, que foi derrubado na área. Pênalti marcado pelo árbitro e cobrado com perfeição pelo artilheiro Rodrigo Grahl.
Quase nos acréscimos, Rogerinho recebeu excelente passe de Morais e bateu na saída do goleiro Wilson, quase virado o placar. O Tricolor terminava a primeira etapa melhor em campo e foi aplaudido no intervalo.
No segundo tempo, o Bahia voltou com Jael na vaga de Bebeto. A equipe continuou melhor e criando as principais chances.
Aos 10 minutos, Jael recebeu passe de Grahl e foi derrubado na área. Mais um pênalti, cobrado por Rodrigo, que morreu no fundo das redes do goleiro Wilson. Este foi o sétimo gol do atacante tricolor na Série B.
Depois da virada, o Bahia jogou nos contra ataques e o Figueirense se lançou para o campo adversário. De tanto insistir, conseguiu o empate em um lance de sorte. Em uma cobrança de falta, a bola desviou na barreira do Bahia e caiu nos pés do atacante Reinado, que marcou aos 35 minutos.
O gol abateu o time tricolor, que ainda tentou marcar o terceiro, mas sem sucesso.
O Bahia jogou com: René, Bebeto (Jael), Nem, Vágner e Ávine; Hélder, Fábio Bahia, Morais (Vander) e Rogerinho; Ananias e Rodrigo Ghral (Leandro Bonfim).
O próximo compromisso do Esquadrão de Aço será sábado, contra o Asa-AL, em Arapiraca. Na segunda-feira, o elenco tricolor treinará em dois períodos no Fazendão, iniciando a preparação para esta partida.
Na terça-feira, o Bahia enfrentará o Fortaleza, em jogo válido pelo Campeonato do Nordeste. Em virtude de uma viagem de urgência do técnico Chiquinho de Assis aos EUA, o treinador Renato Gaúcho comandará a equipe e utilizará alguns jogadores do grupo da Série B.