Saiba que o Bahia já fez 7 gols em uma partida contra os paulistas, quem é o artilheiro do Tricolor no clássico e que Esquadrão não perde para o adversário desta quarta-feira há 6 anos.
O Bahia busca ampliar uma marca histórica nesta quarta-feira, contra o São Paulo, na Fonte Nova há 31 anos o Tricolor baiano não perde para os paulistas jogando no Otávio Mangabeira. O Esquadrão de Aço também defende outra invencibilidade jogando dentro ou fora da Fonte, há seis anos não é derrotado pelo time do Morumbi. Confira, abaixo, um breve histórico dos embates.
Invencibilidade na Fonte Nova
O último triunfo do São Paulo sobre o Esquadrão na Fonte Nova ocorreu justamente na primeira partida entre os dois em Campeonatos Brasileiros, no dia 18 de agosto de 1971, por 1 a 0. Desde então, os clubes se enfrentaram 9 vezes no estádio, com 3 triunfos dos donos da casa, 6 empates, 9 gols do Bahia e 5 do São Paulo. Ao todo, foram realizadas 15 partidas no Otávio Mangabeira, sendo que o Bahia venceu 5, perdeu 3, empatou 7, marcou 18 gols e sofreu 15.
Goleada histórica
Apesar do retrospecto favorável na Fonte Nova, foi fora do estádio que o Bahia teve seu melhor desempenho contra o São Paulo, jogando amistosamente no Campo da Graça, em 26 de outubro de 1947. Amistosa mesmo só a qualificação da partida, pois o Esquadrão de Aço não teve piedade e aplicou uma sonora goleada por 7 a 2 nos paulistas, com gols de Velau (3), Gereco (2), Zé Hugo e Rodrigues a maior dos embates.
Seis anos sem perder
O São Paulo não derrota o Bahia desde 18 de agosto de 1996, quando venceu por 5 a 2, no Morumbi, pelo Brasileirão daquele ano. Desde então, foram realizados três jogos, sendo que o Tricolor venceu dois e empatou um, marcando 5 gols e sofrendo 2. A última partida foi realizada em 2 de setembro do ano passado, pelo Brasileiro, e o Bahia venceu por 1 a 0, em pleno Morumbi, com um gol de falta do zagueiro Jean Elias.
Bobô é artilheiro
Ex-treinador e atual superintendente das Divisões de Base do Bahia, Bobô é o artilheiro do Esquadrão na história dos confrontos com o São Paulo. O talentoso meia marcou quatro gols contra o tricolor do Morumbi, clube que também defendeu ao longo de sua carreira.
Inesquecível
O São Paulo teve um papel importante na conquista do segundo título Nacional do Bahia, em 1988. Foi contra os paulistas que o Esquadrão conseguiu sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão daquele ano. No dia 22 de outubro de 1988, a equipe comandada por Paulo Rodrigues, Gil Baiano, Zé Carlos, Bobô e cia surpreendeu e venceu por 2 a 0, com gols dos últimos craques citados. A partida marcou o início da arrancada do Tricolor baiano para o Bicampeonato Brasileiro, que, embalado, venceria 12 dos 20 jogos restantes e traria a taça para Salvador.
Equilíbrio Geral
Bahia e São Paulo já se enfrentaram 30 vezes. O Esquadrão venceu 9 jogos, perdeu 10 e empatou 11; balançou as redes 36 vezes e sofreu 37 gols. Em Campeonatos Brasileiros, foram 18 jogos, 5 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, 18 gols-pró e 21 contra.