O Esquadrão de Aço venceu nas categorias sub 13 e sub 17.
Por Jayme Brandão
Em uma ação pioneira no Esporte Clube Bahia, os atletas das equipes da divisão de base do clube disputaram o campeonato baiano de futsal, com o intuito de adquirir a prática e os recursos deste esporte, podendo levá-los para o futebol de campo.
Na edição 2010, o Bahia participou com três categorias e conquistou o título baiano com o sub 13 e o sub 17.
O coordenador da divisão de base do Bahia, Newton Mota, falou sobre a experiência desta competição. “O futsal possui fundamentos úteis ao futebol de campo, como o drible, a troca de passes rápida e o dinamismo tático. Nossos atletas ganham na parte técnica e pretendemos investir nestas participações”, comentou o dirigente.
Além do beneficio técnico aos atletas do Bahia, a competição serviu para garimpar novos talentos para o Esquadrão de Aço. ” Convidamos seis jogadores de outras equipes para fazer parte das categorias de base do Bahia. Qualidade técnica, eles provaram que têm, mas terão que passar por um período de adaptação ao futebol na grama. A Bahia não tem muita tradição nesta transição quadra/ campo, mas já tivemos exemplos de atletas que obtiveram sucesso, como Robson Luiz, que veio para ser atleta de futsal, mas tornou-se um bom jogador de campo. Em outros estados existem muitos exemplos vitoriosos, como Felipe, Ronaldo Fenômeno, Robinho e Neymar.”, avaliou Mota.
As categorias sub-15 e sub-17 foram convidadas para participar do Campeonato Norte Nordeste de Futsal, que será realizado ainda este ano, com todas as despesas pagas pela Federação Bahiana de Futsal e em 2011 disputarão a Taça Brasil de Clubes.
Todo este trabalho com as categorias de base do Bahia no futsal teve a supervisão do Professor Carlos Eduardo(Gordo).
O sub 13, treinado pelo técnico Paulo Henrique Ferraz, foi campeão com a campanha de 09 jogos, 07 vitórias e 02 empates. O ataque marcou 56 gols, a defesa sofreu 19, ficando com um saldo de 37. O artilheiro da competição foi o tricolor Geovane, que marcou 17 gols. Confira a campanha:
FASE CLASSIFICATÓRIA:
BAHIA 2 X 2 SARTRE/COC
BAHIA 7 X 2 CURSOS PERFIL
BAHIA 8 X 3 S.F. DO CONDE
BAHIA 5 X 2 COLÉGIO MÓDULO
BAHIA 6 X 1 COLÉGIO ISBA
SEMIFINAIS:
BAHIA 5 X 1 ISBA/DATAGEO
BAHIA 11 X 3 ISBA/DATAGEO
FINAIS:
BAHIA 4 X 4 COLÉGIO MODULO
BAHIA 8 X 1 COLÉGIO MODULO
O sub 15, treinado pelo técnico Daniel Ribeiro, ficou com o vice-campenato, mas teve a boa campanha de 09 jogos, 07 vitórias e 02 derrotas. O Tricolor perdeu os dois jogos da final para o Colégio Módulo. O ataque marcou 54 gols, a defesa sofreu 29, ficando com o saldo de 25 gols. O atacante Matheus Costa foi o artilheiro da competição, com 15 gols marcados.
O sub 17, treinado pelo técnico Paulo Itaparica, que contou com a participação de atletas mais conhecidos da torcida, como Bosco e Paulinho, teve ótima campanha, de 10 jogos, 09 vitórias e 01 derrota. O ataque marcou 72 gols, a defesa sofreu 23, ficando com o incrível saldo de 49 gols. O artilheiro tricolor foi o atacante Bosco, que marcou 12 gols. Confira a campanha:
FASE CLASSIFICATÓRIA:
BAHIA 4 X 0 SARTRE/COC
BAHIA 10 X 3 CURSOS PERFIL
BAHIA 7 X 3 S.F. DO CONDE
BAHIA 0 X 1 COLÉGIO MÓDULO
BAHIA 21 X 3 UNEB/VAC
BAHIA 7 X 0 GREGOR/MENDEL
SEMIFINAIS:
BAHIA 6 X 2 SARTRE
BAHIA 5 X 4 SARTRE
FINAIS:
BAHIA 6 X 3 COLÉGIO MODULO
BAHIA 6 X 4 COLÉGIO MODULO