Palmeira-imperial

É a mais alta palmeira do mundo, atingindo na fase adulta a altura de 18 a 40 metros. A velocidade de crescimento dessa espécie é consideravelmente grande: ela pode crescer de 80 cm a 1 metro por ano. Solitária, por possuir um único caule, e robusta, a palmeira imperial é uma espécie exótica da flora […]


É a mais alta palmeira do mundo, atingindo na fase adulta a altura de 18 a 40 metros. A velocidade de crescimento dessa espécie é consideravelmente grande: ela pode crescer de 80 cm a 1 metro por ano.

Solitária, por possuir um único caule, e robusta, a palmeira imperial é uma espécie exótica da flora brasileira, com distribuição do Caribe à Venezuela. Neste país, aliás, exerce forte representação cultural, tendo sido batizada pelos povos indígenas de “chaguaramo” e considerada, por lá, a rainha de todas as palmeiras.

Os frutos são atrativos para diversas aves silvestres, em especial psitacídeos, como papagaios, araras e caturritas. Se formam no verão e são drupas (Drupa é um tipo de fruto carnoso contendo apenas uma semente) oblongas (oval), de cor roxa a preta quando maduros.